Saiba tudo sobre o Euro aqui

Federação alemã «céptica» com dupla missão de Voeller

7 nov 2000, 12:49

Bayer Leverkusen não o liberta do cargo de director desportivo O Bayer Leverkusen já anunciou que no final da época poderá procurar novo treinador mas não liberta Voeller do cargo de director desportivo, o que pode levar a que o internacional alemão não assuma definitivamente o cargo de seleccionador a partir de 2001 - a Federação Alemã considera que poderá haver um conflito de interesses entre as duas funções.

A Federação Alemã de Futebol mostra reservas quanto à possibilidade de Rudi Voeller acumular o cargo de seleccionador com o de director desportivo do Bayer Leverkusen. 

Voeller, com contrato com o clube alemão até 2003, desempenha neste momento o cargo de treinador, depois da saída de Christopher Daum, que acusou o consumo de droga num teste ao cabelo. Paralelamente comanda também a Selecção alemã, onde deveria ficar até 2001, quando seria substituído por Daum. 

Só que a revelação de que Daum consumia drogas levou a Federação a anular o compromisso que tinha a partir de 2001, pretendendo agora que Voeller, com muito bons resultados nos meses que leva de seleccionador, continue no cargo. 

O Bayer Leverkusen já se mostrou disponível para escolher um novo treinador no final da época, libertando o antigo internacional alemão para a Selecção. No entanto, o clube não abdica da continuidade de Voeller no cargo de director desportivo, que ocupou até este ano. 

A acumulação de um cargo de treinador com um de gestão, em que participará em negócios com clubes e empresários, e os conflitos que daí possam surgir levam a Federação Alemã a mostrar-se «céptica» quanto a essa solução. «Como director desportivo Voeller terá de tratar de transferências e envolver-se em questões desportivas. Pode haver um conflito de interesses se ele for simultaneamente seleccionador alemão», explicou Gerhard Mayer-Vorfelder, presidente interino da Federação alemã, numa entrevista ao jornal Bild. 

Para quarta-feira, em Leverkusen, está prevista uma reunião entre Mayer-Vorfelder, que desempenha o cargo de presidente da Federação alemã enquanto Egidius Braun recupera de intervenção cirúrgica ao coração, e o Bayer Leverkusen. Na quinta-feira deverá ser apresentada à comunicação social a solução escolhida.

Patrocinados