Bartomeu: «A FIFA está a castigar modelo que foi provado nos últimos 35 anos»

3 abr 2014, 18:20
Barcelona: invasão de campo depois da bicicleta de Rivaldo

Presidente do Barça garante que irá até às últimas instâncias

Josep Maria Bartomeu falou esta quinta-feira em conferência de imprensa no Camp Nou e analisou o castigo da FIFA aplicado ao Barcelona, o qual considera ser «uma injustiça».

Segundo o presidente do clube catalão, «a FIFA está a castigar um modelo que foi testado e provado nos últimos 35 anos e que sempre elogiou e premiou. Os resultados estão à vista: nos últimos anos tivemos Messi, Xavi e Iniesta a lutar pela Bola de Ouro».

Bartomeu acredita ainda que o Barça está a ajudar as crianças que apenas têm o sonho de jogar futebol e que em La Masia «usufruem de condições que nunca poderiam usufruir nos seus países».

O dirigente refere que o Barcelona proporciona a estes jovens «a melhor educação, acompanhamento médico e a melhor formação desportiva» e garante que o Barcelona vai lutar até ao fim para não ter de mudar o que tem sido feito até agora.

Segundo Bartomeu, este foi um processo que começou em fevereiro de 2013 e que se arrastou até ao final do ano, com a FIFA a pedir informações sobre cerca de 50 jovens, que garante «sempre foram respondidas»:

«O Barcelona não fez nada de errado. Sempre respeitamos o que a FIFA nos pediu e quando nos retiraram as licenças a alguns jogadores por considerarem que não estavam regularizados, esses jogadores deixaram imediatamente de jogar», afirmou.

O presidente do Barça acredita que tudo isto é fruto dos inúmeros sucessos do Barça nos últimos anos, que «não agradam a muita gente»:

«Alguém está a tentar danificar a boa imagem do Barcelona. Temos tido muitos sucessos e isso não agrada a muita gente. Mas vamos investigar, temos algumas informações e quando tivermos provas sólidas vamos denunciar essa pessoa ou pessoas», sublinhou.

Para finalizar o tema antes de avançar para o tópico do referendo acerca do projecto das novas instalações do Barça, Bartomeu garantiu que o Barça vai até às últimas instâncias:

«Vamos recorrer desta decisão à FIFA, se não aceitarem recorreremos ao TAS (Tribunal Arbitral do Desporto). Não vamos ficar parados e vamos recorrer até à última», atirou o presidente, que se confessa «esperançoso em contratar nas próximas janelas de transferências».

O caso FIFA irá conhecer novos contornos nos próximos dias, altura em que o Barcelona irá recorrer.

Relativamente ao referendo do próximo sábado, em que os sócios do Barcelona irão votar o projecto «Espai Barça», o dirigente catalão revelou algumas das maiores preocupações dos sócios:

«Perguntam como vamos financiar, como vai ser em relação aos lugares anuais, se vamos aumentar os preços e as quotas. Nós esclarecemos tudo e já fizemos saber que os preços não vão mudar, de todo. Acho que os sócios gostam do projeco e espero que o aprovem no sábado», afirmou.

Ainda assim, Bartomeu garantiu que se o projeto for vetado não irá apresentar a demissão, pois «a decisão foi do clube no seu todo e isso é o que mais importa».

Relacionados

Patrocinados