Saiba tudo sobre o Euro aqui

Macau: choque de barcos faz 133 feridos

11 jan 2008, 18:05

Dezanove pessoas ficaram em estado muito grave após o embate

Cento e trinta e três feridos, 19 dos quais em estado muito grave é o resultado da colisão entre duas embarcações de transporte de passageiros entre Macau e Hong Kong, disse a responsável pela capitania dos Portos, noticia a Lusa.

De acordo com Susana Wong Soiman, responsável pela Capitania dos Portos de Macau, do acidente resultaram 133 feridos, dos quais 19 (10 homens e nove mulheres) em estado muito grave, 24 feridos graves e 90 ligeiros.

Em declarações à Agência Lusa, fonte da Secretaria de Estado das Comunidades disse que o consulado de Portugal foi accionado e que «ao que se apurou, há apenas quatro ocidentais envolvidos e, aparentemente, nenhum é português».

Os feridos no acidente foram distribuídos pelos dois hospitais de Macau - Centro Hospitalar Conde de S. Januário e Kiang Wu (privado).

Em declarações aos jornalistas, Pansy Ho, directora da Shung Tak, empresa proprietária das duas embarcações, atribuiu como causa principal do acidente o estado do tempo.

«Em Macau está um nevoeiro intenso e a visibilidade é muito reduzida», referiu.

Cedo para conclusões


Pansy Ho disse ainda que vão ser investigadas as causas do acidente com as autoridades macaenses, adiantando que ainda é cedo para se tirarem conclusões.

Acrescentou que irão falar com as tripulações, mas sublinhou que a primeira preocupação é ir aos hospitais contactar os feridos para accionar os seguros.

Segundo a responsável pela Capitania dos Portos, o acidente ocorreu cerca das 20h30 locais (12h30 em Lisboa) quando os navios se deslocavam a uma velocidade de 75 quilómetros/hora (40 nós), a cinco milhas náuticas de Macau, já em águas territoriais de Zhuhai - cidade continental chinesa ao largo de Macau.

«As duas embarcações, que têm os nomes de Funchal e Santa Maria, são Jet Foil (deslocam-se sobre esquis), estão registadas em Hong Kong e chocaram na lateral à proa», disse Susana Wong Soiman.

De acordo com a responsável, acorreram ao local do sinistro dezenas de embarcações, mas adiantou que os feridos foram transportados para terra nas embarcações sinistradas.

O Funchal atracou no cais de Macau às 21h35 locais (13h35 em Lisboa) e o Santa Maria às 22h02 locais (14h02 em Lisboa), tendo o transporte de todos os feridos para os hospitais demorado cerca de uma hora, segundo o chefe principal dos bombeiros, Iu Chong Hin.

De acordo com o responsável, estiveram envolvidos no transporte dos feridos 20 viaturas, das quais 15 ambulâncias, e 110 bombeiros.

Após o acidente e até à chegada das embarcações ao cais, o transporte marítimo de passageiros entre Macau e Hong Kong esteve suspenso.

De momento, os navios circulam a uma velocidade mais reduzida do que o habitual.

Entre o meio-dia e as 18h00 houve condicionamentos no acesso a Macau a apenas uma embarcação a assegurar o transporte no canal de Macau.

Relacionados

Patrocinados