Adeus poeira do Saara, olá chuva. Fim de semana pode trazer também trovoada

18 mar 2022, 13:01
As poeiras do Saara também afetaram França e Espanha. (AP Photo/Michel Euler)

Após dois dias a pintar Portugal em tons de laranja, as poeiras do Saara vão perder intensidade já este fim de semana, que trará o cinzento para os céus, com chuva e trovoada à mistura

As poeiras do Saara - que causaram uma sensação térmica menor do que a esperada, menos 5ºC em alguns locais - vão continuar a fazer-se sentir no fim de semana, mas perdendo intensidade. 

Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, estas poeiras vindas do Norte de África à boleia da tempestade Célia, podem ainda fazer-se sentir até domingo, condicionando o estado do tempo, que irá ficar mais nublado e com possibilidade de chuva em algumas regiões.

“A concentração de poeiras sobre a Península Ibérica deverá diminuir gradualmente, no entanto não é de excluir a probabilidade de poder continuar a afetar o estado do tempo até dia 19, podendo persistir a formação de uma camada de nuvens altas, a dissipar-se lentamente, condicionando a temperatura observada à superfície. O vento irá persistir do quadrante leste, sendo temporariamente forte nas terras altas”, descreve o IPMA no seu site.

Tal como a CNN Portugal noticiou, as poeiras já deveriam ter dissipado. No entanto, segundo o instituto meteorológico, as imagens de satélite mostram uma forte persistência desta nebulosidade, que se fará sentir ainda esta sexta-feira e que poderá perder "força" no domingo, devido à chuva que está prevista para esse dia.

As poeiras do Saara, que começaram a pintar Portugal na quarta-feira, provocaram um enfraquecimento da qualidade do ar e assumem-se como gatilhos para o agravamento de problemas respiratórios.

Fim de semana nublado e com aguaceiros

Para esta sexta-feira, são já os tons de cinzento que dominam os céus, ocorrendo uma maior nebulosidade na região Sul e no interior, sobretudo durante a tarde. A temperatura máxima vai subir, a mínima vai baixar - variando dos 3ºC, em Bragança e na Guarda, aos 13ºC em Faro. Quanto à temperatura máxima, Setúbal poderá chegar aos 22ºC. Espera-se ainda um “acentuado” arrefecimento da temperatura durante a noite, revela o IPMA

Para sábado, segundo as previsões do IPMA no seu site, o céu vai manter-se pouco nublado, mas com um aumento da nebulosidade durante a tarde. Na região norte podem ocorrer aguaceiros. Quanto à temperatura, pode haver uma ligeira subida da mínima e da máxima no Norte e no Centro. Bragança apresentará a temperatura mínima mais baixa, 4ºC, e Évora, Setúbal e Sines a temperatura máxima mais alta, 22ºC.

Já para domingo, são esperados “períodos de chuva a partir do fim da manhã na região Sul, passando a aguaceiros e estendendo-se gradualmente à região Centro”, anuncia o IPMA. Na região Norte não está prevista chuva. A Sul é ainda esperada uma intensificação do vento, com rajadas até 70 km/horas. Nas terras altas das regiões Centro e Sul as rajadas podem chegar aos 80 km/hora.

Para domingo, haverá também “condições favoráveis à ocorrência de trovoada nas regiões Centro e Sul a partir da tarde”, sendo que podem ainda ocorrer na segunda-feira, que trará o céu mais nublado e uma possível ocorrência de aguaceiros. Relativamente à temperatura, na segunda-feira, Bragança irá manter a temperatura mínima mais baixa do país, 4ºC, e Aveiro a temperatura máxima mais alta, 22ºC.

Meteorologia

Mais Meteorologia

Patrocinados