Afinal, poeira do Saara vai manter-se pelo menos até domingo

17 mar 2022, 13:45

Por esta altura, as poeiras já deveriam ter dissipado e Portugal Continental já deveria estar com céu limpo

A poeira vinda do deserto do Saara e que tem afetado alguns países da Europa, como Portugal, Espanha e França, vai manter-se até domingo. A primeira previsão apontava para um alívio deste episódio já esta quinta-feira

Ao que a CNN Portugal conseguiu apurar junto do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), o que se está a assistir neste momento é a uma formação de nuvens, que juntam a poeira que está na atmosfera à humidade, que têm tapado o sol.

Por esta altura, as poeiras já deveriam ter dissipado e Portugal Continental já deveria estar com céu limpo. Segundo o instituto meteorológico, as imagens de satélite mostram uma forte persistência desta nebulosidade ao longo de quinta e sexta-feira.

Ao que tudo indica, só se vai verificar um alívio considerável domingo, dia em que estão previstos aguaceiros que podem contribuir para a 'limpeza' da atmosfera. 

Num comunicado publicado na terça-feira, o IPMA explicou que os efeitos mais visíveis deste fenómeno "são a alteração da cor do céu visto que as poeiras estão normalmente acima da superfície, embora dependendo da sua concentração possam atingir níveis mais baixos com implicações na qualidade do ar e possíveis impactos na saúde". Isto significa, por exemplo, que as pessoas com problemas respiratórios podem ser mais afetadas. 

Por essa razão, a Sociedade Portuguesa de Pneumologia aconselhou os doentes asmáticos a minimizarem a exposição ao ar livre, cumprir a medicação e, em caso de terapêutica de SOS, reforçar a utilização.

Por causa da fraca qualidade do ar, a Direção-Geral da Saúde (DGS) recomendou à população que evite esforços prolongados e limite atividade física ao ar livre.

Relacionados

Meteorologia

Mais Meteorologia

Mais Lidas

Patrocinados