Saiba tudo sobre o Euro aqui

Mourinho: grande como Ferguson e Clough na Taça da Liga

27 fev 2017, 10:11
Man.United vence Taça da Liga Inglesa (Reuters)

Treinador português entra na História de 139 anos do Manchester United: o que significa vencer a Taça da Liga?

José Mourinho venceu o primeiro grande troféu com o Manchester United, depois de no início da época ter conquistado a Supertaça de Inglaterra frente ao Leicester.

Fê-lo na Taça da Liga, provavelmente, a prova que um dia será olhada como a viragem definitiva do técnico português no United. Foi nela que recebeu o primeiro cântico dos adeptos, em Hull, foi ela que o fez entrar na História centenária do clube e o colocou lado a lado de gigantes como sir Alex Ferguson e Brian Clough.

Foi a Taça da Liga que, repita-se o provavelmente, o tornou definitivo um red devil.

Finais em Inglaterra: o registo incrível

Pela 24ª vez na carreira, José Mourinho foi especial. O próprio admitiu, após o jogo, que se sentia «um pouco emocionado», e que «quando vencer e não o estiver, está na hora de ir para casa».

O treinador português chegou a Wembley para mais uma decisão de uma prova dita longa (decidida em mais de uma partida, conforme os ingleses insistentemente escrevem).

No total da carreira, e excluindo supertaças, José Mourinho tinha um registo de 10 finais ganhas em 12.

Agora, obviamente, são 11 triunfos em 13, com o Benfica em 2003/04 e o Atl. Madrid em 2012/13 a permanecerem como as únicas equipas a resistirem ao special one.

Essa Taça de Portugal e Copa del Rey perdidas têm a curiosidade de terem ido a prolongamento.

Assim, é fácil de chegar à conclusão de que em Inglaterra José Mourinho venceu todas as finais de Taça da Liga e Taça de Inglaterra em que participou.

Ferguson e Clough e ainda Mercer, Atkinson e Graham

A vitória por 3-2 sobre o Southampton foi bastante sofrida, como é habitual nas finais de Mourinho. Das 11 referidas, apenas em três ganhou por mais do que um golo. A mais folgada foi mesmo a de Gelsenkirchen: FC Porto-Mónaco, 3-0, e Liga dos Campeões a brilhar-lhe no currículo.

Essa folha de serviço apresenta agora quatro Taças da Liga de Inglaterra, uma prova que existe desde 1961 e que leva os principais clubes a realizarem, pelo menos, cinco jogos.

Com esse quarteto de troféus, José Mourinho passa a ser o técnico mais titulado da prova, lado a lado com sir Alex Ferguson e Brian Clough.

Brian Clough foi o primeiro a vencer quatro Taças da Liga em Inglaterra

O escocês venceu-as, claro, pelo Manchester United, e o mítico técnico inglês, bicampeão europeu, obteve as quatro pelo Nottingham Forest.

José Mourinho é também o quarto treinador a vencer a Taça da Liga inglesa por dois clubes diferentes: Chelsea e ManUtd.

Joe Mercer (Aston Villa/ManCity), Ron Atkinson (Sheffield Wednesday/Aston Villa) e George Graham (Arsenal/Tottenham) são os restantes.

Liverpool vs Manchester United

A rivalidade entre United e Liverpool ressoa em todo o mundo. As comparações entre o setubalense e Jurgen Klopp começaram assim que soou o apito final. O alemão esteve em três finais desde que assumiu os reds e perdeu-as todas.

É por isso que, no total de títulos, o Manchester United afastou-se ainda mais do rival. São agora 65 contra 60. Curiosamente, a Taça da Liga é o bastião da resistência do Liverpool na Grã-Bretanha.

A nível doméstico, é o único troféu em que os reds se superiorizam ao United: têm oito e os de Old Trafford cinco.

O que significa vencer isto?

José Mourinho entrou na História do Manchester United ao tornar-se no primeiro treinador do clube que, no ano de estreia, venceu um grande troféu. São 139 anos de História e o treinador português já tem algum espaço nela.

No entanto, o que significará realmente vencer a Taça da Liga? O provavelmente repetido no início do texto joga à defesa. Mas a verdade é que desde 2000, quase todas as equipas que venceram a prova melhoraram a classificação na Premier League na época seguinte.

Claro, o próprio Chelsea de Mourinho de 2004/05 tinha essa impossibilidade de fazer melhor: mas pelo menos fez igual e foi campeão.

Ora, nos últimos 16 anos, apenas o Birmingham em 2011 (16º para 18º) e o Liverpool em 2012 (7º para 8º) pioraram as prestações no campeonato.

Ou seja, se a tendência continuar neste 17º ano, o Manchester United fará melhor para a próxima época. Aí se perceberá, então, se o provável se tornou uma realidade. 

Patrocinados