Há 19 urgências com perturbações na próxima semana. Saiba quais

14 jun, 17:01
Hospital de São João recebe doentes covid-19 provenientes da região de Lisboa e Vale do Tejo

Entre reduções de horário e serviços encerrados, o funcionamento de várias unidades vai sofrer algumas alterações

O Serviço Nacional de Saúde (SNS) divulgou esta sexta-feira o mapa de escalas das Urgências para a semana de 14 a 20 de junho. Pelo menos 19 serviços de urgência geral, de obstetrícia, ginecologia e pediatria vão estar encerradas ou a trabalhar em horário reduzido, na próxima semana.

Hora mais tarde, o Ministério da Saúde republicou o mapa das escalas de urgências, corrigindo os períodos de encerramento no hospital São Bernardo, em Setúbal, que na primeira versão surgiu com as urgências fechadas até quinta-feira.

Em Lisboa, o Hospital São Francisco Xavier vai ter os serviços de obstetrícia/ginecologia encerrados durante três dias e vai funcionar com restrições de horário ao longo de toda a semana. O Hospital Beatriz Ângelo também vai registar perturbações, com o serviço de pediatria encerrado durante o sábado e o domingo.

Já o Hospital Santa Maria terá o seu serviço de obstetrícia completamente encerrado durante toda a semana, apesar de não assinalar nenhuma perturbação horária nos outros serviços. O mesmo vai acontecer com as urgências de obstetrícia/ginecologia e pediatria do Hospital do Barreiro.

As perturbações nas urgências de obstetrícia/ginecologia estendem-se também ao Hospital Garcia de Orta, em Almada, que não vai prestar este serviço ao longo de toda a semana. Já o serviço de pediatria deste hospital vai ter o funcionamento limitado entre as 08:30 e as 20:00.

O início da semana também é marcado pelo encerramento do serviço de urgência obstetrícia/ginecologia na sexta-feira, sábado e domingo, no Hospital Vila Franca de Xira. No Hospital de Torres Novas estes serviços não funcionam no domingo.

Na região Norte, o mapa divulgado indica que apenas a urgência de pediatria do Hospital de Chaves estará fechada sábado e domingo.

No Centro, as urgências de obstetrícia/ginecologia do Hospital de Santo André, em Leiria, estão encerradas hoje, sábado e domingo, enquanto as de pediatria estarão fechadas no domingo.

Nas regiões do Alentejo e do Algarve não está previsto o fecho total de urgências até à próxima quinta-feira.

O mapa indica ainda as urgências referenciadas, ou seja, que se encontram apenas reservadas às urgências internas e aos casos referenciados pelo CODU e INEM e pela linha SNS 24 em determinados períodos dos próximos dias.

Nessa situação estão vários serviços de hospitais de Lisboa e Vale do Tejo, caso das urgências de pediatria e de obstetrícia/ginecologia do Amadora-Sintra, da obstetrícia do São Francisco Xavier e da pediatria do Beatriz Ângelo.

Saúde

Mais Saúde

Patrocinados