Uso de armas químicas por parte da Rússia "é uma ameaça real", diz Biden

23 mar 2022, 14:40

Presidente dos EUA viaja para Bruxelas para participar na Cimeira da NATO sobre a evolução da guerra na Ucrânia

O presidente dos EUA, Joe Biden, disse esta quarta-feira que o uso de armas químicas por parte da Rússia contra a Ucrânia "é uma ameaça real".

A breve declaração foi dada por Biden à entrada no avião, que rumou a Bruxelas para participar numa cimeira da NATO, numa das viagens presidenciais que representam maior risco. Depois, irá ainda à Polónia. Biden marca presença na primeira, onde vão estar reunidos os líderes dos países pertencentes à NATO, da União Europeia e ainda os do G7. Já a viagem à Polónia tem como objetivo visitar o país que mais refugiados ucranianos recebe.

A verdade é que, até agora, as sanções aplicadas pelos EUA e pela Europa não foram suficientes para parar Putin, não sendo claros quais vão ser os próximos passos no que diz respeito ao reforço destas medidas. Apesar de todas estas incertezas, ao deixar a Casa Branca, em Washington, Biden parecia decidido em usar a visita à Europa para enviar uma mensagem forte a Vladimir Putin. 

Questionado pelos jornalistas sobre o que irá dizer aos seus parceiros, o presidente dos Estados Unidos disse que esperava fazer chegar a mensagem pessoalmente.  "Tudo o que tenho a dizer, vou dizer quando lá chegar", disse, antes de entrar na aeronave para um voo de sete horas rumo à Bélgica.

Recorde-se que a Casa Branca descartou a possibilidade de Biden visitar a Ucrânia após os líderes do país atacado pelas tropas russas lhe dizerem que seria um símbolo poderoso no meio da guerra. Dessa forma, o presidente dos EUA irá redirecionar os seus esforços para a unidade ocidental, reunindo com os líderes num momento de crise humanitária.

Num momento de impasse, um dos temas em cima da mesa destas conversações será exatamente como responder caso o presidente russo avance para o uso de armas nucleares ou químicas ou mesmo para um ciberataque em massa.

"Putin está entre a espada e a parede. E quanto mais estiver, maior será a gravidade das táticas que pode empregar", alertou Biden durante uma série de comentários a líderes empresariais.

Relacionados

E.U.A.

Mais E.U.A.

Patrocinados