Mariupol: imagens de satélite mostram o antes e o depois dos bombardeamentos em zonas residenciais e comerciais

10 mar 2022, 13:56
Zona residencial em Mariupol atingida pelos bombardeamentos. Foto: Imagens de satélite/2022 Maxar Technologies

Alvo das investidas e ataques por parte dos russos desde o primeiro dia de invasão, esta cidade costeira tem sido palco de destruição e caos. Imagens do antes e depois ajudam a entender o cenário de guerra

As imagens do antes e depois divulgadas pela Maxar Technologies mostram o cenário de destruição na cidade costeira e o gabinete do presidente ucraniano estima que cerca de 1.200 pessoas tenham morrido no decurso do cerco russo de Mariupol, de acordo com a informação divulgada pela Associated Press.

As imagens, que foram tiradas na quarta-feira às 10h16, horário local, mostram várias casas, prédios, mercearias e centros comerciais danificados pelos combates e ataques russos.

Segundo a CNN Internacional, numa área residencial no centro de Mariupol, várias casas sofreram danos causados pelos bombardeamentos e há relatos de que duas foram completamente destruídas.

Um incêndio parece ter também danificado dois supermercados, o Silpo e o Epicenter K e a 1,6 quilómetros da parte mais central da cidade, o centro comercial Portcity Shopping Mall também ficou danificado, tendo ocorrido lá também um incêndio.

A cidade portuária, no sudeste da Ucrânia, tem sido massacrada desde o primeiro dia da guerra. O mais recente bombardeamento aconteceu esta quarta-feira e atingiu um hospital pediátrico e maternidade, tendo causado 17 feridos e três mortos. Volodymyr Zelensky não hesitou em dizer que se tratou de uma atrocidade e de um crime de guerra.

Há relatos de destruição, mas também de falta de condições básicas para quem de lá tenta sair. No primeiro dia de guerra, nos arredores da cidade, diversas capacidades defensivas do exército ucraniano tinham sido completamente destruídas.



Mundo

Mais Mundo

Mais Lidas

Patrocinados