Maior 'caçador de nazis' dos EUA vai à procura de crimes de guerra na Ucrânia

CNN , Hannah Rabinowitz
22 jun, 12:04
Merrick Garland e Eli Rosenbaum

O principal "caçador de nazis" dos Estados Unidos vai liderar uma equipa do Departamento de Justiça para identificar e processar qualquer pessoa que tenha cometido crimes de guerra na Ucrânia, disse o procurador-geral Merrick Garland, terça-feira, durante uma visita não anunciada ao país.

A equipa, disse Garland, será liderada pelo mais conhecido por ‘caçador de nazis’ do departamento, Eli Rosenbaum, e será composta por especialistas em investigações envolvendo abusos de direitos humanos e crimes de guerra. Rosenbaum, um veterano de 36 anos do Departamento de Justiça, foi anteriormente diretor de Estratégia e Política de Aplicação de Direitos Humanos e ajudou o departamento em mais de 100 casos para retirar a cidadania ou deportar nazis acusados, de acordo com o Departamento de Justiça.

O anúncio é um sinal do Departamento de Justiça de que está interessado em investigar crimes de guerra na Ucrânia e segue-se a um esforço anterior do departamento para bloquear os ativos dos oligarcas russos.

"Não há esconderijo para criminosos de guerra. O Departamento de Justiça dos EUA procurará todas as vias de responsabilização para aqueles que cometem crimes de guerra e outras atrocidades na Ucrânia", disse Garland na Ucrânia. "Trabalhando ao lado dos nossos parceiros nacionais e internacionais, o Departamento de Justiça será implacável nos seus esforços para responsabilizar todas as pessoas cúmplices de crimes de guerra, tortura e outras violações graves durante o conflito não provocado na Ucrânia."

Garland também disse que o Departamento de Justiça enviará três procuradores para aconselhar a Ucrânia, bem como países da Europa e do Médio Oriente, na luta contra os esforços russos para evitar sanções globais.

Relacionados

Novo Dia CNN

5 coisas que importam

Dê-nos 5 minutos, e iremos pô-lo a par das notícias que precisa de saber todas as manhãs.
Saiba mais

E.U.A.

Mais E.U.A.

Patrocinados