Ucrânia dá medalha de ouro ao soldado que recusou ceder ilha aos russos

30 mar 2022, 09:05
Roman Hrybov recebeu uma medalha de ouro pelos serviços na ilha de Zmiinyi (Foto: Ministério da Defesa da Ucrânia via Twitter)

Roman Hrybov, um dos guardas fronteiriços que prestavam serviço na ilha de Zmiinyi, foi quem respondeu via rádio ao navio de guerra russo que os ameaçou logo no primeiro dia de guerra

O soldado ucraniano que, no primeiro dia da invasão russa da Ucrânia, desafiou um navio de guerra da Rússia, foi condecorado pelos serviços prestados, tendo recebido uma medalha de ouro, atribuída pelo Ministério da Defesa da Ucrânia.

Roman Hrybov, guarda fronteiriço, estava na ilha de Zmiinyi, no Mar Negro, a sul do porto de Odessa, com um grupo de outros guardas. Mas foi ele quem respondeu à interpelação dos russos quando o território estava sob ameaça: instados a deporem as armas e a renderem-se, Hrybov respondeu em nome dos soldados ucranianos via rádio, dizendo: "Navio de guerra russo, vão-se foder".

Ainda que, inicialmente, os 13 guardas fronteiriços tenham sido dados como mortos - e o presidente da Ucrânia chegou mesmo a afirmar que todos seriam condecorados postumamente -, dias depois a guarda de fronteira ucraniana anunciou que os soldados estavam vivos e tinham sido feitos prisioneiros pela Rússia.

Posteriormente, indica o jornal britânico The Guardian, o parlamento da Ucrânia viria a corrigir o número de soldados, garantindo que 19 militares - e não 13 - tinham sido libertados na primeira grande troca de prisioneiros de guerra entre Moscovo e Kiev. 

A última versão do destino dos soldados da ilha de Zmiinyi foi dada no passado domingo pelo próprio presidente da Ucrânia: segundo Volodymyr Zelensky, em entrevista a um jornalista russo, "alguns soldados morreram, outros foram feitos prisioneiros".

"Todos aqueles que foram feitos prisioneiros foram trocados. A Rússia fez esta proposta. Trocámo-los sem hesitação. Aqueles que morreram são heróis", sublinhou o presidente da Ucrânia.

De acordo com o Ministério da Defesa ucraniano, que partilhou nas redes sociais imagens do soldado a receber a medalha de ouro, Roman Hrybov estará já de volta à cidade natal de Cherkasy.

A frase que Hrybov disse aos soldados russos tornou-se entretanto símbolo da resistência da Ucrânia, tendo sido espalhada em cartazes pela cidade de Odessa, por exemplo.

O episódio foi mesmo transformado na ilustração de um selo comemorativo que vai ser lançado em breve pelo serviço postal da Ucrânia.

Europa

Mais Europa

Patrocinados