Israel envia carta a Carlos Moedas a dizer que vai boicotar a Web Summit: "É ultrajante o que Paddy Cosgrave proferiu"

16 out 2023, 17:05
Paddy Cosgrave (JOSE SENA GOULAO/LUSA)

Em causa está uma publicação sobre o ataque terrorista do Hamas num festival de música em Israel

Israel não vai participar na Web Summit em Lisboa depois das “declarações ultrajantes” de Paddy Cosgrave sobre o conflito, anunciou o embaixador do país em Portugal, Dor Shapira, na rede social X. A Câmara de Lisboa não quis comentar. Já a organização “lamenta” a não participação do embaixador na cimeira, condenando os ataques do Hamas a Israel. “Esperamos por uma resolução pacífica (do conflito)”, avança a organização.

“Mesmo nestes tempos difíceis, ele (Paddy Cosgrave) é incapaz de pôr de lado as suas opiniões políticas extremistas e de denunciar as actividades terroristas do #Hamas contra pessoas inocentes. Dezenas de empresas já cancelaram a sua participação nesta conferência, e encorajamos outras a fazê-lo. Devemos ter tolerância zero em relação aos actos terroristas e de #terror!”, diz o embaixador numa publicação na rede social.

Paddy Cosgrave tem vindo a comentar nas redes sociais o conflito. A 13 de outubro, na rede social X, criticou a “retórica e ações de muitos líderes ocidentais e governos”. “Crimes de guerra são crimes de guerra mesmo quando cometidos por aliados”, disse.

“Lamentamos saber que o embaixador israelita em Lisboa, Dor Shapira, já não estará presente no Web Summit. Lamentamos qualquer dano causado e estendemos as nossas mais profundas condolências a todos que perderam entes queridos. Esperamos uma resolução pacífica” do conflito, diz a organização numa reação por escrito enviada ao ECO.

“Compreendemos que este é um momento incrivelmente sensível e doloroso durante esta tragédia total da guerra. Queremos reiterar a nossa devastação pela perda de vidas inocentes em Israel e em Gaza. Condenamos veementemente os horríveis ataques do Hamas contra os israelitas“, disse ainda a organização.

O ECO questionou a organização sobre o impacto do conflito no número de participantes oriundos da região na cimeira tecnológica, mas até ao momento não foi possível obter essa informação.

Relacionados

Médio Oriente

Mais Médio Oriente

Patrocinados