Nunca se lembra da palavra-passe? Já pode entrar nos serviços da Google sem ela

CNN Portugal , ARC
4 mai 2023, 12:38
Google com novo recurso sobre crise energética na Europa

Já é possível aceder ao Youtube ou ao Google Maps através de pin, impressão digital ou reconhecimento facial

Recordar palavras-passe ou até mesmo definir novas não é tarefa fácil. Mas temos boas notícias: a Google lançou uma alternativa para lhe facilitar a vida. 

Desde esta quarta-feira, aceder aos serviços da Google, como o Youtube, o Google Maps ou o Gmail, passou a poder ser feito através de chaves de acesso. Em causa estão ferramentas similares às usadas para aceder aos telemóveis, como a impressão digital, um pin ou até o reconhecimento facial.  

A empresa norte-americana garante que se trata de uma "maneira mais fácil e segura de fazer login em aplicações e sites". Segurança e fiabilidade são os principais motores desta mudança, uma vez que as palavras-passe são facilmente roubadas e usadas para ataques online, como o phishing.

Usufruir da novidade implica apenas a certificação dos habituais dispositivos eletrónicos, o que conseguirá fazer após efetuar login na conta Google e aceder à página g.co/passkeys, onde deverá clicar na opção "utilizar chaves de acesso".

A chave de acesso pode ser usada nos vários dispositivos de cada utilizador. A novidade está disponível para telemóveis e computadores iOS, bem como para o sistema Android.

A Google olha para a novidade como "um grande passo em direção a um 'futuro sem palavras-passe'". O sistema tradicional de acesso não foi, no entanto, ainda totalmente substituído e mantém-se a funcionar.
 

Tecnologia

Mais Tecnologia

Patrocinados