Três casos de Ómicron detetados após voo de Moçambique- são agora 37 os casos em Portugal

CNN
7 dez 2021, 10:30
Covid-19: há dois casos positivos entre os passageiros vindos de Moçambique

Infetados sinalizados correspondem a passageiros que viajaram no sábado. Nos próximos dias estão marcados mais voos deste género, em ambos os sentidos

Três passageiros que chegaram a Portugal no sábado, vindos de Moçambique, testaram positivo à covid-19 e está confirmado que têm a nova variante Ómicron, segundo fonte do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) confirmou à CNN Portugal, após a Sic Notícias ter avançado a notícia.

Esta confirmação eleva para pelo menos 37 os casos da variante Ómicron detetados em Portugal.

O voo de repatriamento, que chegou a Lisboa no sábado, transportou 282 passageiros. Fizeram todos teste à partida, mas tiveram de o repetir à chegada.

Esta segunda-feira, foram confirmados os três casos de covid-19 e ficou-se à espera da sequenciação do INSA para confirmar se eram da nova variante, o que veio a verificar-se nas últimas horas. 

Também esta segunda-feira, chegou o segundo voo de repatriamento vindo de Moçambique, com 273 passageiros. 

Para os próximos dias estão marcados mais voos deste género, em ambos os sentidos.

Virologista desvaloriza disseminação da variante

O virologista Pedro Simas acredita que existe um "foco exagerado nas infeções", uma vez que Portugal já não está numa situação pandémica e já tem 90% da população vacinada. 

No programa Fontes Bem Informadas, o especialista desvalorizou a possível disseminação da variante Ómicron em território nacional, alegando, mais uma vez, que a população portuguesa está muito bem protegida. 

Já o pneumologista Luís Rocha, membro da Fundação Portuguesa do Pulmão, explicou em exclusivo à CNN Portugal que os sintomas das variantes da covid-19, Ómicron e Delta, podem ser muito similares.

Covid-19

Mais Covid-19

Patrocinados