Alterações no meio-campo para um Sporting mais rápido em Moscovo

27 set 2000, 09:40

Inácio mexe na equipa na 3ª jornada da Liga dos Campeões Inácio anunciou que ia fazer alterações na estrutura da equipa do Sporting para o jogo desta quarta-feira com o Spartak Moscovo, em que os «leões» procuram a primeira vitória na Liga dos Campeões. O treinador quer dar mais velocidade à equipa, o que passará por mexidas no meio-campo. Mpenza deve ocupar o lugar de João Pinto, castigado.

A poucas horas do início do terceiro jogo do Sporting na edição 2000/01 da Liga dos Campeões, as dúvidas quanto à equipa que vai entrar em campo no Estádio Luzhniky, às 17 horas em Portugal, para defrontar o Spartak de Moscovo, permanecem. 

O treinador Augusto Inácio prometeu mudanças, de jogadores e de estrutura. «Vai haver diferenças nos jogadores e no estilo da nossa equipa», admitia ontem, na conferência de imprensa realizada no local do jogo. Isto ainda antes de ver o mau estado do relvado, com crateras lunares espalhadas democraticamente pelo tapete, como fez questão de mostrar aos jornalistas portugueses, mesmo com a oposção da polícia, que não queria deixar entrar os jornalistas no campo. 

De qualquer forma, apesar de alguns receios quanto à qualidade do futebol que se jogará hoje, Inácio adiantou que os problemas do terreno não o fizeram alterar os seus planos, pelo que, com vários jogadores intocáveis, admitem-se alterações de fundo, sobretudo, na disposição das pedras em campo. 

Inácio elogiou o meio-campo do Spartak e a capacidade da equipa russa em criar perigo pelo meio, descurando até um pouco as alas. Por isso, o reforço do sector intermédio do Sporting deverá ser uma das preocupações do técnico leonino, que também quer promover mais velocidade ao jogo do Sporting e às saídas para o ataque. Nesse âmbito, Mpenza torna-se o grande candidato a substituir João Pinto, castigado. 

Por outro lado, o Spartak deverá apresentar-se com dois avançados na equipa titular (Robson e Shirko), o que deverá levar Inácio a manter Hugo no onze, um jogador cuja posição natural é de defesa-central, apesar de na Liga dos Campeões ter sido titular por duas vezes no meio-campo, no lugar de Paulo Bento. 

O onze do Sporting deverá pois ser o seguinte: Schmeichel; César Prates, Beto, André Cruz e Rui Jorge; Bino, Hugo e Horvath; Sá Pinto e Mpenza; Acosta. 

Na perspectiva de assegurar maior consistência no meio-campo, é provável que Horvath deixe o flanco esquerdo para actuar no meio, fazendo o belga Mpenza a cobertura nessa ala e mantendo-se Sá Pinto do lado direito. No entanto, a polivalência da maior parte dos jogadores permite várias combinações, entre as quais um sistema idêntico àquele que o Sporting tem utilizado, com Mpenza à direita, Horvath à esquerda e Sá Pinto no apoio a Acosta, na posição que tem sido ocupada por João Pinto. 

Inácio tem muitas outras hipóteses. Dimas é também candidato ao onze (o que implicaria o adiantamento de Rui Jorge para o meio-campo), assim como Toñito (que tem estado em bom plano sempre que tem sido utilizado). O próprio Phil Babb é uma alternativa caso Inácio decida definir logo de início uma estratégia com três defesas-centrais, para parar o ataque moscovita. Nuno Santos, Quim Berto, Bruno Caires, Mahon e Rodrigo são as outras opções com que Inácio conta na Rússia. 

O Spartak deverá surgir de início com o seguinte onze: Filimonov; Ananko; Tchuisse, Parfenov e Kovtun; Stolcers, Bulatov, Titov e Bezrodny; Shirko e Robson. No banco Oleg Romantsev poderá contar com Smetanin, Bushmanov, Chtchegolev, Kalynychenko, Baranov, Pisarev e Marcão. 

O encontro tem início às 17 horas portuguesas (mais três em Moscovo) e será arbitrado pelo luxemburguês Alain Hamer.

Sporting

Mais Sporting

Patrocinados