FIFA, UEFA e União Europeia assinam novo acordo de transferências

24 mar 2001, 13:57

Sem FiFPro, representante dos jogadores O novo sistema de transferências foi assinado este sábado, entre os representantes máximos do futebol e a União Europeia.

O novo sistema de transferências dos jogadores foi finalmente assinado este sábado em Estocolmo, onde FIFA, UEFA e a União Europeia (UE) se encontraram. O acordo já estava estabelecido desde o princípio de Março, mas faltava a assinatura entre os organismos. Aproveitando uma cimeira da UE, Sepp Blatter e Lennart Johansson, presidentes da FIFA e da UEFA, deslocaram-se à capital sueca. 

«Este é um dia memorável e que vai ficar na história do futebol», declarou Sepp Blatter no final da cerimónia. Este novo acordo pretende harmonizar a liberdade de contratos dos trabalhadores da UE com os contratos de trabalho dos futebolistas. 

Johansson considerou que o acordo foi «o melhor possível»: «Claro que não podemos agradar a todos e poderá haver clubes e jogadores que preferissem um regulamento diferente. Este acordo foi o possível.» 

A FIFPro, federação europeia dos futebolistas, retirou-se das negociações e já ameaçou levar alguns casos a tribunal, no sentido de testar o novo regulamento.

No entanto a FIFA e a UEFA vão encontrar-se na próxima semana com os representantes dos jogadores, a fim de discutir as novas regras.  

Mais Lidas

Patrocinados