Projectos de acessos aos estádios do Euro 2004 entregues até 13 de Outubro

4 out 2000, 19:26

Reunião entre clubes, Euro 2004 SA e ministros Jorge Coelho chamou os clubes envolvidos na organização do Euro 2004 ao seu gabinete e deu-lhes até 13 de Outubro para entregarem os projectos de acessibilidades aos estádios. À saída da reunião no Ministério do Equipamento Social, o tom geral foi de satisfação.

Os clubes cujos estádios servirão de palco aos jogos do Euro 2004 têm até ao dia 13 de Outubro para apresentar ao Ministério do Equipamento Social as propostas relacionadas com os acessos aos recintos. 

Esta foi a principal conclusão de uma reunião promovida hoje pelo ministro do Equipamento, Jorge Coelho, na qual estiveram presentes representantes dos clubes, da Sociedade Euro 2004 - responsável pela organização do evento - e o ministro do Desporto, Armando Vara. 

No final do encontro, que teve lugar nas instalações do ministério, os intervenientes denotavam satisfação pela forma como está a decorrer todo o processo. 

Vale e Azevedo, presidente do Benfica, foi o primeiro a sair, uma vez que tinha de apanhar um avião para Bruxelas. Os assuntos relacionados com o Estádio da Luz foram os primeiros a ser discutidos, precisamente devido à pressa de Vale, e segundo o líder encarnado «há receptividade da parte do Governo» para as pretensões do clube, que passam pela construção de uma saída do metropolitano directa para o estádio e ligações da segunda circular e da Avenida Lusíada para a zona do recinto e respectivos parques de estacionamento. 

Gilberto Madail, presidente da Federação Portuguesa de Futebol e da Euro 2004, SA, declarou-se igualmente «bastante satisfeito». 

«Tudo isto demora o seu tempo e tem dificuldades, como se se estivesse a construir uma casa, mas estamos a trabalhar bem», disse o dirigente máximo do futebol português. 

João Loureiro, presidente do Boavista, foi bastante menos crítico do que em anteriores ocasiões: «Mais do que criticar, eu sempre alertei para a necessidade de acelerar o provesso. Fico contente por ver que neste momento todas as entidades envolvidas estão a avançar rapidamente. Esta reunião foi satisfatória e penso que estamos a entrar no melhor caminho.» 

Armando Vara tomou a palavra depois de Jorge Coelho anunciar a data-limite para apresentação dos projectos de acessibilidades. O ministro do Desporto revelou que «o Governo só vai estabelecer as comparticipações depois de conhecer cada um dos dossiers». 

«Primeiro é preciso saber quais os montantes necessários. Depois será possível definir a comparticipação do Estado e as das autarquias. Tratando-se de acessibilidades, estas também terão uma palavra a dizer», acrescentou Armando Vara.

Patrocinados