Octávio e os que ficaram de fora: «As opções foram difíceis, mas tinham que ser feitas»

31 ago 2001, 20:36

Treinador do F.C. Porto deixa indicações implícitas O técnico não confirmou qualquer saída, mas admitiu que a lista para a Liga dos Campeões foi um «forte indicador»

Octávio Machado, o treinador do F.C. Porto, não confirmou qualquer decisão em termos de saídas de jogadores, mas admitiu que «a lista da Liga dos Campeões é, obviamente, um forte indicador em relação ao plantel». 

Questionado sobre a não inclusão de Secretário, o técnico considerou «que custa sempre tomar essas opções, sobretudo quando os jogadores têm qualidade e trabalham bem. Mas sabíamos que tínhamos que fazer escolhas difíceis e fazêmo-las conscientemente». 

Octávio insiste no número de «25 ou 26 jogadores» em relação ao plantel, mas recusou-se a avançar com extrapolações entre a lista da Liga dos Campeões e o plantel para o resto da época: «Já tinha dito que este processo não passa por dispensas. Neste clube, não há lista de dispensas. Há, isso sim, situações que são vistas caso a caso, tendo sempre em conta os interesses do clube e dos jogadores em causa. Isso continuará a ser feito». 

Ainda assim, e apesar de não largar a meta de 25/26 jogadores, Octávio não exclui pequenos alargamentos: «São 25, mas podem ser mais alguns, podem estar inscritos... Vamos ver, vamos ver». Quanto ao jogadores da equipa B, Octávio reforçou a sua intenção de continuar a apostar nos jovens valores: «Estamos atentos e sabemos que há jogadores na equipa B que têm qualidade. Não temos medo em apostar neles, como já tem vindo a acontecer». 

«Há alternativas para lateral-direito...» 

Em relação à chamada de apenas um lateral-direito, Ibarra, Octávio explicou: «Tenho alternativas: o Costinha, o Ricardo Carvalho, o Paulinho Santos, o Cândido Costa, todos estes jogadores podem também fazer esse lugar». Sobre a ausência de Vítor Baía, Octávio explicou que «não valia a pena correr riscos», referindo-se à prolongada recuperação do guarda-redes. 

Quanto a Esnaider, Octávio confirmou que a sua chamada é um «claro sinal» de que poderá estar para breve a sua estreia na competição.

Patrocinados