Taça UEFA: Sporting deve preparar-se para uma equipa que gosta de ter a bola

9 set 2001, 17:58

Midtjylland perdeu mas deixou boa impressão O Midtjylland é uma equipa macia, que quase não faz faltas e gosta de jogar. Leia a reportagem do enviado-especial do Maisfutebol à Dinamarca.

Apesar da derrota (0-2) deste domingo frente ao Esbjerg, o Midtjylland deixou boa impressão e uma certeza: na quinta-feira, na primeira mão da primeira eliminatória da Taça UEFA, o Sporting não deve esperar uma equipa nórdica clássica, daquelas que praticam um futebol directo e físico. 

Neste jogo, o Midtjylland demonstrou razoável capacidade técnica e gosto pela bola. A equipa que o Sporting vai defrontar na quinta-feira teve a maior parte do tempo de posse bola e, sobretudo nos primeiros 45 minutos, desenhou bons lances. 

Apesar de agradável à vista, o Midtjylland revelou nesta partida um problema que se revelou grave e decisivo no resultado final: ausência de alguém que consiga rematar com êxito. Nos 45 minutos iniciais ainda foram disfarçando, com remates de longa distância, mas sempre sem êxito. Todos passavam longe do alvo, demasiado longe e nem Skovo, o goleador, demonstrou mais inspiração. 

Nesse período, apenas duas oportunidades. Uma delas, de longe, terminou com a bola na barra da baliza do Esbjerg. A outra acabou nas mãos do guarda-redes, uma vez que o avançado do Midtjylland revelou pouca habilidade. 

E agora, os golos  

A segunda parte não começou diferente. O Midtjylland reentrou empenhado e parecia decidido a encontrar o caminho do golo. Pura ilusão. Aos dez minutos do segundo tempo, o guarda-redes da equipa local não conseguiu deter um remate de longe e na recarga Hansen fez o 1-0. 

O treinador do Midtjylland tentou mexer. Ove Pedersen desfez o habitual esquema de jogo da equipa, o 4-4-2, e optou por actuar apenas com três defesas e cinco homens no meio-campo. A bola continuou do seu lado, mas apenas uma vez essa superioridade se materializou em oportunidade de golo. Mesmo assim, o guarda-redes do Esbjerg defendeu. 

Quando se pensava que o Midtjylland ainda chegaria ao empate, de novo Hansen fechou a contagem. Foi um lance de puro contra-ataque, três avançados contra apenas dois defesas. A bola ficou solta na grande área e o avançado rematou forte, junto ao poste direito. 

O treinador do adversário do Sporting na UEFA ainda fez entrar mais um avançado, mas nada feito. Esta não era a sua tarde. Apesar de tudo, a equipa deixou boa impressão. Sabe jogar e fá-lo de forma limpa, sem dureza, o que pode ser um factor favorável ao Sporting. Nesta partida apenas dois jogadores do Midtjylland viram amarelos e no campeonato ainda nenhum foi expulso. 

Ove Pedersen fez alinhar de início o seguinte «onze: Jensen; From, Skriver, Mielsen e Rooba; Sand, Thomasbrj, Kristansen e Pederson; Laursen e Skovo. Entraram ainda Pimpong, Mikkelsen e Baba Musa. 

Leia a seguir a reportagem junto dos responsáveis do Midtjylland

Patrocinados