Espanha e Camarões na final olímpica de futebol

26 set 2000, 13:56

Com Marchena (Benfica) e Meyong (V. Setúbal) A Espanha venceu os Estados Unidos por 3-1 e os Camarões deram a volta ao resultado e bateram o Chile de Zamorano por 2-1. O benfiquista Marchena e o setubalense Meyong disputam o ouro na madrugada do próximo sábado.

O benfiquista Marchena e o setubalense Meyong vão ser medalhistas olímpicos. 

As selecções espanhola e camaronesa de futebol garantiram hoje (terça-feira) o acesso à final do torneio de futebol de Sydney, depois de vencerem, respectivamente, os Estados Unidos (3-1) e o Chile (2-1) nos encontros das meias-finais. 

Marchena, que jogou os 90 minutos e viu um cartão amarelo, e Meyong, que não chegou a entrar, já têm assegurada pelo menos a medalha de prata e vão jogar pela de ouro às duas da madrugada de sexta-feira para sábado (hora portuguesa). 

Americanos e chilenos discutem a atribuição da medalha de bronze às 10 horas de sexta-feira. 

Marchena com pouco trabalho 

O defesa do Benfica não teve muito trabalho no jogo disputado em Sydney. A equipa americana levava pouco perigo à baliza de Aranzubia e a vitória da sua equipa só correu perigo nos últimos minutos, quando os Estados Unidos atacaram com maior intensidade. 

A Espanha começou muito bem o encontro e ao minuto 15 conseguiu colocar-se em vantagem no marcador com um golo de Tamudo, jogador do Espanhol de Barcelona. 

Os espanhóis mantiveram o controlo da bola e não permitiram que os americanos chegassem perto da sua área. 

O segundo golo não demorou muito - chegou no minuto 25, quando Jose Mari deixou a bola para Angulo rematar. 

Depois deste golo, os jogadores treinados por Iñaki Saez relaxaram-se e permitiram aos americanos criarem algum perigo. Antes do intervalo conseguiram reduzir a desvantagem com um golo apontado por Vagenas na marcação de uma grande-penalidade. 

Na segunda metade a Espanha jogou para manter o resultado, procurando mais controlar a bola do que criar oportunidades para aumentar a diferença. 

O nível do seu jogo começou a descer e os jogadores americanos passaram a incomodar seriamente a defesa espanhola, especialmente nos últimos minutos. 

A tranquilidade só chegou quando Jose Mari aproveitou uma defesa incompleta do guarda-redes americano, depois de um lançamento de Tamudo, para fazer o terceiro golo espanhol. 

Ficha do jogo 

Football Stadium, em Sydney

Árbitro: Mourad Daami (Tunísia) 

ESPANHA - Aranzubía; Lacruz, Amaya, Marchena e Puyol; Albelda, Xavi e Velamazán (Ferrón 75m);Tamudo, Angulo (Gabri 75m) e José Mari (Unai 87m) 
Disciplina: cartão amarelo a Marchena (9m), Amaya (65m) e Ferrón (88m)

Treinador: Inaki Saez

 
ESTADOS UNIDOS - Friedel; McCarty, Agoos, Hejduk, Califf e Corrales (Donovan, 38m); O'Brien e Vagenas; Albright (Victorine, 38m), Wolff e Casey 
Disciplina: cartão amarelo a Albright (8m), McCarty (47m) e Califf (78m)

Treinador: Clive Charles 

Ao intervalo: 2-1 
Marcadores: 1-0, Tamudo (15m); 2-0, Angulo (25m); 2-1, Vagenas (41m, gp); 3-1, Jose Mari (86m)

Resultado final: 3-1 

Reviravolta africana 

Na outra meia-final, disputada em Melbourne, foi preciso esperar pela emoção até ao último quarto-de-hora. 

A festa desencadeada pelos chilenos aos 78 minutos, quando o defensor camaronês Abanda introduziu a bola na sua própria baliza após uma defesa de Kameni, prova que nunca passou pela cabeça dos sul-americanos o que se verificou a seguir. 

A verdade é que a força africana veio ao de cima e os Camarões podem reeditar o êxito da Nigéria nas últimas olímpíadas. 

Mboma, a seis minutos do final do tempo regulamentar, restabeleceu a igualdade que tão teimosamente se mantivera até perto do fim e aos 89 minutos uma grande-penalidade deu a vitória aos Camarões. 

Ficha do jogo 

Cricket Ground, em Melbourne

Árbitro: Stephane Bre (França) 

CAMARÕES - Kameni; Wome, Abanda, Beaud e Branco (Ngom Kome, 81m); Mimpo, Alnoudji, Etame Mayer e Mbami (Epalle, 64m); Eto'o (Suffo, 89m) e Mboma

Disciplina: cartão amarelo a Branco (13m), Eto'o (32m) e Ngom Kome (90m)

Treinador: Jean Paul Akono 

CHILE - Tapia; Alvarez, Contreras, Reyes, Tello e Olarra; Maldonado, Pizarro e Ormazabal (Henriquez, 83m); Zamorano e Navia (Gonzalez, 69m)

Disciplina: cartão amarelo a Navia (17m) e Contrerar (33m)

Treinador: Nelson Acosta 

Ao intervalo: 0-0

Marcadores: 0-1, Abanda (78m, npb); 1-1, Mboma (84m); 2-1, Etoma Mayer (89m, gp)

Resultado final: 2-1

Mais Lidas

Patrocinados