Fernando Santos discute título grego nesta quarta-feira

8 mai 2002, 10:30

AEK não depende de si próprio, mas há esperança Para juntar o campeonato à Taça grega, o AEK Atenas tem de fazer melhor resultado que o Olympiakos. Tudo se decide esta tarde.

Fernando Santos, treinador do AEK Atenas, pode conquistar nesta quarta-feira o título grego. A tarefa não é fácil e nem sequer depende apenas da equipa do AEK, mas até às 17.30 de hoje, hora a que termina a última jornada, a esperança de Santos e Folha mantêm-se.

Igualado na frente do campeonato com o Olympiakos - que derrotou na final da Taça por 2-1 - o AEK tem de fazer frente ao PAOK, em casa, melhor resultado que o Olympiakos no terreno do Aris Salónica. Isto porque em caso de igualdade pontual no final da prova a vantagem vai para o grande rival da equipa de Fernando Santos, que venceu os dois derbies da época a contar para o campeonato.

O ex-treinador do F.C. Porto tem dois jogadores em dúvida. Kassapis e Maladenis farão testes físicos pouco antes do início da partida com o PAOK para se saber se estão aptos a competir.

Entretanto, surgiram problemas que podem colocar em causa a realização do jogo em que o Olympiakos tentará garantir o sexto título grego consecutivo: cerca de duas centenas de adeptos do Aris ocupam desde ontem a entrada do estádio, num movimento de protesto contra os actuais dirigentes, e garantem não deixar entrar ninguém até terem um sinal de que pode haver mudanças no clube. Supõe-se, contudo, que a situação seja resolvida a tempo.

O Olympiakos desloca-se a Salónica privado do avançado brasileiro Giovanni, expulso na final da Taça.

Além de todo o significado que o título teria para o AEK e para os portugueses do clube - fim de sete anos de jejum e logo com «dobradinha» -, o primeiro lugar no campeonato dispensaria o clube ateniense da presença na pré-eliminatória da Liga dos Campeões.

Os jogos têm início marcado para as 15.30 portuguesas, 17.30 na Grécia.

Patrocinados