Superliga: F.C. Porto e Sporting «ombro-a-ombro» até se encontrarem

16 jan 2004, 23:58

Líderes e vice-comandantes iniciam segunda volta este sábado Líderes e vice-comandantes iniciam segunda volta este sábado

O F.C. Porto e o Sporting, respectivamente, líder e vice-comandante da Superliga, separados por cinco pontos, começam ambos este sábado a segunda volta do campeonato. Os dragões defrontam o Sp. Braga, menos de duas horas depois de os leões terem entrado em campo para jogar com a Académica.

Curiosamente, esta 18.ª jornada vai marcar a ronda em que os dois primeiros da classificação vão, pela primeira vez nesta Superliga, jogar no mesmo dia da semana (frente a adversários diferentes); a excepção a este desencontro, claro está, deu-se à terceira jornada, quando os dois se encontraram nas Antas (com o 4-1 favorável aos campeões nacionais).

Não deixa então também de ser curioso que, a partir desta 18.ª jornada e até se voltarem a encontrar em campo novamente, na 20.ª ronda, F.C. Porto e Sporting joguem sempre no mesmo dia. Este sábado, já se disse, portistas e sportinguistas medem forças separados por um par de horas e na 19.ª jornada (cujos horários são também já conhecidos) entram em campo de novo no sábado (dia 24 de Janeiro). O F.C. Porto recebe o E. Amadora; o Sporting vai a casa do Belenenses - desta vez, com o clube de Alvalade a jogar 120 minutos depois de a equipa da Cidade Invicta entrar em campo.

Na 20.ª jornada, como já se disse, dragões e leões têm encontro marcado em Lisboa. F.C. Porto e Sporting vão assim estar, agora, praticamente alheios à pressão do resultado conseguido pelo adversário na véspera (ou mais cedo até) e vão estar como que, a partir deste sábado e até se encontrarem, ombro-a-ombro (mas sem tempo para olharem para o lado) na luta pela defesa ou assalto ao primeiro lugar da classificação.

Os dados são apenas estatísticos e o máximo que podem sugerir é a curiosidade suscitada pelos números, que ditaram uma diferença mínima (porque o número de jornadas disputadas até agora é ímpar) de vezes entre quem jogou primeiro do que o outro. Mas o facto de terem jogado primeiro do que o adversário até parece ter colocado mais pressão do que jogar depois de conhecer o resultado da outra equipa.

Dos três empates que o F.C. Porto registou nesta Superliga (Marítimo, Moreirense e E. Amadora), apenas na Reboleira os portistas jogaram depois de conhecerem o resultado do Sporting. Das duas derrotas (exclui-se de novo o jogo das Antas) dos leões no campeonato (Marítimo e Moreirense), o clube de Alvalade jogou sempre sem saber que resultado os dragões iriam fazer depois - apenas no empate com o Rio Ave, o Sporting estava pressionado pela vitória do F.C. Porto na véspera.

Estatísticas, coincidências e pressões à parte (mesmo que invertidas), a partir deste sábado e até se encontrarem, à 20.ª jornada, em Alvalade, F.C. Porto e Sporting vão andar a disputar os seus jogos praticamente em simultâneo à espera de conquistar os seus pontos e de que o oponente escorregue. Ver-se-á se será algum, se serão os dois, ou nenhum... e o que vai acontecer (ou não) a esta diferença de cinco pontos...

Sporting

Mais Sporting

Mais Lidas

Patrocinados