Madail aberto a alterar quadros competitivos dos campeonatos

16 jun 2001, 16:34

Proposta da ANTF sobre uma «nova» II Liga

A reformulação dos quadros competitivos foi uma das questões que dominaram a discussão no último dia do VIII Congresso da Associação Nacional de Treinadores de Futebol (ANTF), que há pouco terminou em Santa Maria da Feira. 

A proposta da alteração da II Liga, aprovada por larga maioria pelo congresso, poderá provocar a reacção negativa de alguns agentes do futebol. No entanto, José Pereira, o presidente reeleito, mostrou-se convicto da bondade da proposta aprovada: «Seria importante mexer na II Liga. A proposta que foi aprovada sugere a divisão em duas zonas, com passagem aos play-off, para determinar quem sobe e quem desce. Achamos que isso provocaria um aumento de competitividade, garantindo que os clubes poderiam lutar por alguma coisa quase até ao final da época». 

Estas possíveis mudanças abrangem também a II B, uma vez que o 15.º classificado da II Liga teria que disputar uma liguilha com os segundos classificados de casa zona da «B»: «Achamos importante essa mudança, uma vez que muitos treinadores da II B se queixam de que esse campeonato é muito violento, pois são muitas equipas e só uma pode subir». 

Esta proposta deverá ser discutida em futura Assembleia Geral da FPF, no qual a ANTF tem assento e direito a voto. Na Direcção Técnica Nacional, a questão também deverá voltar a ser discutida. Gilberto Madail, o presidente da Federação, mostrou-se receptivo para alterar os quadros competitivos: «Acho que há essa necessidade, de facto, tenho-o dito há muito tempo. Alguns pormenores dos actuais quadros competitivos estão obsoletos. Há que modificá-los, agora não sei os moldes e isso terá que passar por uma discussão profunda».

Patrocinados