ANTF: continuidade ou ruptura?

14 jun 2001, 19:03

José Pereira fala em estabilidade, Amorim Pereira em mudança...

Os candidatos à presidência das duas listas que concorrem a sufrágio à Associação Nacional de Treinadores de Futebol apresentaram, há momentos, no VIII Congresso da ANTF - que decorre até sábado em Santa Maria da Feira ¿ os principais argumentos pelos quais tentam convencer os congressistas. 

José Pereira, actual presidente que corre para a reeleição, fez um discurso de continuidade, ainda que tenha reconhecido que há muita coisa a melhorar na classe dos treinadores: «Pretendemos terminar a nova sede da associação no Porto; queremos melhorar a comunicação com os treinadores dos PALOP, aproveitando o facto de existirem dois ou três treinadores portugueses que trabalham em África, neste momento; tentaremos modernizar a gestão da ANTF, fazendo algumas mudanças, mas aproveitando um quadro de referências. Achamos que é fundamental alguma estabilidade, não faz sentido estar sempre a pôr tudo em causa. Nós temos referências». 

Uma aposta na estabilidade que se compreende vindo de quem está no poder. A palavra-chave da lista A é a continuidade, como se pode ver no lema adoptado para a campanha: «Continuar a dignificar a classe e reforçar o prestígio da ANTF no panorama desportivo nacional e internacional». 

Bem diferente é o discurso da lista B. Américo Pereira é o líder de um grupo que, nos últimos anos, teve Joaquim Meirim como principal rosto. As principais reivindicações continuam bem visíveis: controlar o cumprimento da legislação laboral; um particular enfoque na questão do desemprego, defendendo o alargamento da acção dos treinadores a cargos como os de secretários-técnicos, no sentido de aumentar os postos de trabalho disponíveis; nomear delegados sindicais; redifinir questões como a qualificação profissional exigida, o contrato colectivo de trabalho, entre outras matérias. Um vasto conjunto de reivindicações, sob um pano de fundo bastante crítico em relação à gestão dos últimos dois anos, desde o congresso de Guimarães. O lema da lista B é «Promover a classe, assumindo a mudança».

Patrocinados