«Nunca falámos no título», lembra Jaime Pacheco

19 dez 2000, 13:35

Treinador do Boavista nega crise do F.C. Porto A pergunta foi colocada mais do que uma vez, mas Jaime Pacheco sublinhou a resposta: «Nunca falámos no título», esclareceu, lembrando-se da conversa que teve com o plantel na pré-temporada. Depois, minimizou a possível crise do F.C. Porto, com alguma brincadeira à mistura. «Turbulência no Porto? Só me apercebo da turbulência do tempo...» E ainda analisou o jogo da Taça de Portugal, frente ao Aves, prometendo alterações em todos os sectores da equipa.

O discurso de Jaime Pacheco continua a ser escrito com a esferográfica de sempre. O treinador do Boavista evita a questão do título e abana a cabeça as vezes que forem necessárias para dissipar todas as dúvidas. Pelo meio, dois ou três sorrisos disfarçam o nervoso miudinho do campeonato. Ponto de ordem: apenas dois pontos separam o Boavista do primeiro lugar. Mas será que o F.C. Porto é um adversário a abater? O treinador apenas se limita a rejeitar euforias com a simplicidade que lhe é característica. 

«Nunca falámos no título. Nem é justo falar disso aos meus jogadores», esclarece, recordando a conversa que teve com o plantel na pré-temporada. «Há 15 dias ninguém falava na conquista do campeonato. Os candidatos são os mesmos de sempre, o F.C. Porto, o Benfica e o Sporting. Nós temos condições para vencer jogos, mas não quero dizer que vamos triunfar em todos os encontros». 

O assunto merecia nova insistência. O clube das Antas não vive um momento de grande fulgor, essencialmente porque alguns problemas de balneário poderão ter repercussões no rendimento da equipa. A questão foi levantada, mas Jaime Pacheco aliviou a pergunta com o mesmo à vontade que um defesa faz um corte de carrinho. 

«Turbulência no Porto? Só me apercebo da turbulência do tempo, da chuva e da trovoada. Não me importava de estar no lugar do F.C. Porto, líder do campeonato e ainda a disputar a Taça UEFA. É a equipa que está melhor de todos nós. O Boavista apenas está numa posição privilegiada em relação aos concorrentes mais directos», explica, recusando-se a pronunciar sobre a troca de palavras entre os jogadores do rival das Antas. 

Mudanças frente ao Aves 

Na recepção do Boavista ao Desportivo das Aves, em encontro relativo à quinta eliminatória da Taça de Portugal, Jaime Pacheco anunciou algumas alterações na equipa base. «Posso fazer ligeiras mudanças em cada sector, por exemplo na baliza», explicou, dando quase a certeza que «William será titular, porque está em forma». «O Quevedo também tem estado bem. Eventualmente poderá alinhar no lugar do Erivan», completou. 

No entanto, o espírito da pantera não ficará abalado com a ausência de alguns nomes sonantes. Sanchez (castigado), Duda (lesionado) e Silva (sem ritmo competitivo) são nomes que não fazem parte dos planos do treinador axadrezado. Mas do outro lado, a situação é semelhante. Vários jogadores cedidos pela equipa do Bessa estão impedidos de alinhar por acordo entre ambas as partes.

Patrocinados