Caiu avião que tinha Prigozhin na lista de passageiros

23 ago 2023, 18:09

Rússia confirma morte de todos os ocupantes mas não revela nomes das vítimas mortais

O nome do líder do Grupo Wagner, Yevgeny Prigozhin, estava na lista de passageiros de um avião que caiu esta quarta-feira na Rússia. A informação está a ser avançada pelas agências russas, que citam o Ministério das Emergências da Rússia. As autoridades referem que as dez pessoas que seguiam no aparelho morreram mas ainda não confirmaram a identidade de qualquer vítima mortal. Até ao momento, e segundo a agência RIA Novosti, foram encontrados oito corpos.

"De acordo com o Ministério das Emergências, o avião privado Embraer Legacy caiu perto da vila de Kuzhenkino, na região de Tver, num voo de Moscovo para São Petersburgo. Havia dez pessoas a bordo, incluindo três membros da tripulação. De acordo com a informação preliminar, todas as pessoas a bordo morreram", adianta a RIA Novosti.

A agência TASS avança que a Autoridade de Aviação Civil confirmou que Yevgeny Prigozhin estava na lista de passageiros. O Ministério das Emergências já está a conduzir uma investigação no local, que fica cerca de 100 quilómetros a norte da capital russa. O governador da região de Tver, Igor Rudenya, deslocou-se ao local para supervisionar os trabalhos.

"Foi iniciada uma investigação à queda do Embraer na região de Tver. De acordo com a lista de passageiros, o primeiro e o último nome de Yevgeny Prigozhin estão na lista", refere a Agência Federal de Transportes (Rosaviatsia).

O Comité de Investigação da Rússia já confirmou que foi aberto uma "investigação criminal" à queda do Embraer, baseando-se no artigo 263 do Código Penal da Federação Russa, que envolve violações às regras de segurança e de operação do tráfego aéreo. Uma equipa daquele organismo encaminhou-se para o local. "Todas as análises forenses vão ser feitas, trata-se de um conjunto de ações de investigação para descobrir as causas do acidente", pode ler-se num comunicado do Comité.

A Rosaviatsia acrescentou entretanto que o dono do jato em questão é a empresa MNT-AERO.

Avião tinha 16 anos e fazia regularmente esta rota

As equipas de emergência revelaram à RIA Novosti que já foram recuperados oito corpos, sendo que o avião se incendiou após bater no chão, menos de 30 minutos depois de ter descolado.

O avião embateu no solo perto das 18:40 locais (menos duas horas em Lisboa). O aparelho, listado com o número RA-02795, tinha 16 anos e voava regularmente nesta rota. Tinha sido comprado pelo Grupo Wagner em setembro de 2020, segundo a Kommersant.

Entretanto, a Casa Branca já confirmou que o presidente dos Estados Unidos foi informado sobre o que está a acontecer. Sem tecer mais comentários, o porta-voz do Conselho Nacional de Segurança da presidência disse apenas que "ninguém deve ficar surpreendido" caso se confirme a morte do líder dos mercenários.

Yevgeny Prigozhin, cujo grupo lutou na Ucrânia durante vários meses, organizou uma rebelião contra o presidente da Rússia, Vladimir Putin, tendo acabado por desistir quando ia a caminho de Moscovo. O Grupo Wagner acabou por ser deslocado para a Bielorrússia, mas o paradeiro do seu líder foi uma dúvida constante desde então.

Num vídeo recente, Yevgeny Prigozhin aparecia naquilo que parecia ser a savana africana, sendo que as próprias declarações do antigo aliado de Vladimir Putin apontavam nesse sentido.

Relacionados

Europa

Mais Europa

Patrocinados