Saiba tudo sobre o Euro aqui

Sida: gel para proteger pode contagiar

31 jan 2007, 21:11

Produto estava ainda em estudo. Investigações foram interrompidas

Investigadores puseram fim a estudos de um microbicida vaginal que se esperava poder prevenir a infecção pelo HIV após resultados terem demonstrado que o gel em causa parece aumentar o risco de contrair a Sida, noticia a Lusa.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, os resultados dos estudos, a decorrer em África e na Índia, foram «uma desilusão e um inesperado recuo» nos esforços de encontrar um meio simples de as mulheres tentarem evitar o contágio do HIV através das relações sexuais.

As experiências relativas ao Ushercell - um gel com sulfato de celulose e um componente feito à base de algodão, desenvolvido pela farmacêutica canadiana Polydex Pharmaceuticals - estavam na fase final e envolveram milhares de mulheres.

Mais de metade do total de infecções pelo HIV em África regista-se em mulheres e raparigas, pelo que os cientistas procuram encontrar um meio destas se protegerem, mesmo sem o conhecimento dos seus parceiros, uma vez que estes muitas vezes se recusam a usar preservativo.

Um estudo envolvendo 1.500 mulheres na África do Sul, Benin, Uganda e Índia foi interrompido esta semana, depois de uma monitorização independente ter concluído que havia mais mulheres infectadas entre as que estavam a usar o gel do que entre as que não o faziam.

Um outro estudo do mesmo fármaco, que envolvia 1.700 mulheres na Nigéria, foi parado por precaução, pois neste caso não foi detectado um maior número de infecções pelo HIV entre as utilizadoras do Ushercell.

Patrocinados