Saiba tudo sobre o Euro aqui

Alverca em campanha contra a SIDA

28 nov 2000, 12:10

Jogadores mudaram de visual numa iniciativa da Abraço

«Um abraço do Alverca». É assim que se chama a campanha de solidariedade que une a partir de agora o F.C.Alverca e a associação Abraço. Numa iniciativa inédita em Portugal, o clube resolveu mudar a imagem dos seus jogadores, criando assim um «novo» plantel.  

Com a preciosa ajuda de uma empresa de consultoria de imagem, todos os elementos da equipa e o presidente do clube mudaram de estilo. Cabelos mais curtos ou mais compridos, novas roupas e acessórios a condizer: tudo foi pensado ao pormenor. À excepção de Mantorras (ainda em Angola a representar a selecção) todos os jogadores ostentam já a nova imagem. 

O objectivo de tudo isto? A criação de um poster e de um calendário do ano 2001, que estarão à venda no Complexo Desportivo de Alverca e nas lojas da ABRAÇO a partir do dia 10 de Dezembro. Todas as receitas reverterão a favor da associação de luta contra a SIDA, a ABRAÇO. 

Durante a sessão fotográfica que decorreu hoje no pavilhão do Complexo Desportivo de Alverca a boa disposição e alegria de todos foi evidente. E certamente que os sorrisos não existiam apenas por se sentirem mais bonitos, mas por saberem que com esta iniciativa poderão ajudar muitas pessoas. 

Luís Filipe Vieira, presidente do Alverca, deu o exemplo e cortou o bigode que o acompanhava há mais de 20 anos. O presidente afirmou que «o Alverca é um projecto que assenta na formação e preocupa-se muito com a parte social». Daí a ideia de criar um produto que seja, acima de tudo, solidário. Luís Filipe Vieira revelou ainda que em Fevereiro novas iniciativas surgirão, também dentro da área social. 

«O Alverca está a mostrar que tem coração» (Milinkovic) 

Com um look radical, cabelo despenteado e nuances loiras, o capitão Milinkovic era a imagem da mudança do Alverca. O jogador classificou esta iniciativa de «muito simpática», até porque «é sempre bom ajudar aqueles que precisam». «O Alverca está a mostrar que tem coração, e que há mais coisas para além do futebol», afirmou. 

Milinkovic disse ainda que esta iniciativa ajudou «a manter a união do grupo», já que estiveram juntos mais tempo do que é habitual. 

José António: uma mudança radical 

José António está quase irreconhecível: fez extensões no cabelo, de modo a torná-lo mais comprido, e tem muitas tranças. A par de Gabriel, foi a mudança mais radical. O jogador não está, contudo, muito satisfeito com o novo visual. «Este visual não tem nada a ver comigo e só o tenho para colaborar», afirmou. José António diz ter a sua própria imagem e que dificilmente entrará em campo com este look. 

Margarida Martins, presidente da ABRAÇO, era uma mulher feliz. Esta iniciativa dará maior visibilidade à causa que representa e certamente chegará mais facilmente aos jovens do que uma campanha vulgar. «Ninguém melhor do que os jogadores de futebol, que os jovens conhecem bem, para participar nesta campanha», disse. Portugal tem cada vez mais pessoas infectadas, o que é, nas palavras de Margarida Martins, «desastroso». É preciso, então, tomar medidas urgentes e eficazes.  

Consultores de imagem ao serviço do futebol 

Helena Assédio trabalha para a Visualiza, uma empresa de consultoria de imagem. Foi a primeira vez que trabalharam para uma equipa de futebol e foi «engraçado». Esta não foi uma tarefa complicada, porque para Helena Assédio «eles são todos giros»... 

Nem todos os jogadores aceitaram as sugestões de bom grado, à primeira, mas depois concordaram. Helena Assédio pensa que até José António vai passar a gostar do novo visual «com o tempo, porque ele está fantástico». A consultora espera agora que os jogadores mantenham esta imagem durante algum tempo.

Patrocinados