ANTF: muitos treinadores vão só sábado ao congresso

14 jun 2001, 20:36

Centralização a norte

Cerca de meia centena de treinadores passaram hoje pelo Europarque, em Santa Maria da Feira, no primeiro de três dias do VIII Congresso da Associação Nacional de Treinadores de Futebol (ANTF). 

A grande questão agendada é, sem dúvida, a eleição dos novos corpos gerentes, havendo duas listas a sufrágio. No entanto, a votação só decorrerá no sábado de manhã, prevendo-se para essa altura a maior afluência de treinadores. 

De facto, ao dia de hoje faltaram grande parte dos nomes sonantes do futebol português. Fernando Santos, treinador do F.C. Porto até há quatro dias, foi a presença mais mediática. 

A centralização a Norte desta estrutura ficou bem a vincada, com as presenças de treinadores como José Alberto Torres, Sá Pereira, Vítor Urbano, Henrique Calisto, José Pereira, Jorge Regadas, Nicolau Vaqueiro, entre muitos outros. Do sul, só apareceram Fernando Pires («Fanã»), Nuno Cristóvão e um treinador ligado às camadas jovens, que já passou pelo Portimonense e pelo União de Montemor.  

A discussão desta tarde passou também pela formação de treinadores. Fiúza Fraga, director do Centro de Estudos para a Formação Desportiva (CEFD) deu uma palestra na qual defendeu as virtudes de se apostar nesta área. Passou também pelo congresso o vice-presidente da Federação Portuguesa de Futebol para a área da formação, João Montenegro. 

Amanhã, sexta-feira, os trabalhos prosseguem, pelas 10 horas.

Patrocinados