«Projecto do Benfica alicia-me», disse Dani

13 set 2000, 14:11

Jogador já está em Lisboa e poderá assinar ao fim da tarde Terminou a novela Dani. O jogador chegou ao final da manhã a Lisboa e deverá assinar contrato ao final da tarde depois de concluídos os habituais exames médicos. «É uma grande felicidade regressar ao meu país», foram as suas primeiras palavras ainda no aeroporto da Portela.

Ponto final na novela Dani. O jogador chegou esta manhã ao aeroporto da Portela, onde era esperado por Peres Bandeira, e vai passar a tarde em exames médicos. Ao fim do dia poderá ser apresentado à imprensa e aos sócios como novo reforço do Benfica. «É uma grande felicidade voltar ao meu país. Para já é o que posso dizer. Vou passar o dia em exames médicos e, ao final da tarde, acertamos os último pormenores e, concerteza, poderei ser apresentado como jogador do Benfica». 

As negociações entre o Benfica e o Ajax arastavam-se desde Julho mas, ontem, após a intervenção do empresário José Veiga, que terá sido decisiva, os clubes chegaram a acordo. Após quatro anos em Amesterdão, Dani regressa a Lisboa para uma nova fase na sua vida. «É uma carreira que tem tido altos e baixos, mas julgo que neste momento o mais importante é estar fisicamente bem para contribuir da melhor forma para o sucesso do Benfica», admitiu o jogador já a defender as cores encarnadas. 

No entanto, o jogador ainda fala no condicional. «Se assinar, será por quatro anos». De qualquer forma, não será certamente nas próximas semanas que Dani poderá estrear-se oficialmente com a camisola do Benfica. O jogador sofreu uma grave lesão no ligamento lateral do joelho esquerdo há cerca de dois meses e encontra-se ainda em fase de recuperação. Apesar de já realizar exercícios específicos tem ainda uma certa dificuldade em mover o joelho esquerdo. 

Com um plantel curto - 23 jogadores, incluindo três guarda-redes - Dani poderá exercer as funções de número «10», uma das lacunas mais evidentes no plantel da Luz. «Eu tenho representado essa posição nos últimos anos do Ajax mas ainda não falei com o treinador. Não sei ao certo qual é a ideia que ele terá em relação à posição que poderei ocupar dentro da equipa. Não sei se será a posição «10», uma posição com a qual eu me identifico, como serão outras», referiu o jogador. 

Com a expectativa de ingressar no Benfica, Dani tem acompanhado a par e passo todas as movimentações do clube. «Desde o início da época que tenho tomado mais atenção, dado que houve certas movimentações em relação à minha transferência. Conheço bem os jogadores do Benfica». 

Formado nas escolas de Alvalade, Dani vai passar agora a representar o rival da segunda circular. «O Benfica demonstrou grande interesse no meu retorno. Foi um clube que, desde o ínicio, demonstrou ter um projecto que me aliciou e, a partir desse momento, conjugaram-se os factores necessários para que eu voltasse a Portugal». 

O Benfica tinha uma certa urgência no acordo com o Ajax, já que o prazo limite para a inscrição de jogadores na Liga termina já na próxima sexta-feira. A intervenção de José Veiga terá sido decisiva para o acordo entre as partes. Assim, o Benfica vai pagar cerca de 300 mil contos e o jogador deverá assinar por quatro anos. Vale e Azevedo retardou, inclusive, a sua viagem para a Suécia, onde o Benfica defronta amanhã o Halmstads, na primeira eliminatória da Taça UEFA, para ultimar o acordo com Dani e proceder à sua imediata incrição na Liga. 

«O Ajax procurou segurar-me, mas julgo que a pressão do Benfica e a minha pressão ajudaram a que o acordo se concretizasse». Dani deixa assim a capital holandesa após quatro anos extremamente irregulares. «Deixo uma parte da minha vida em Amesterdão, mas regressar a Portugal é bem mais importante». 

Dani chegou a Lisboa às 11:51, num vôo proveniente de Amesterdão, acompanhado pela nova namorada, de nacionalidade holandesa. À sua espera, além de Peres Bandeira, dirigente do Benfica, estava a sua família, mãe e irmã. O jogador já realizou alguns testes ao fim da manhã e, entretanto, foi almoçar com a família. Os exames médicos devem prolongar-se durante a tarde e, ao fim do dia, o jogador deverá rubricar o acordo com o Benfica estando ainda por confirmar a sua apresentação oficial.

Benfica

Mais Benfica

Mais Lidas

Patrocinados