Promotores do aeroporto em Santarém "estranham" rejeição de Galamba e garantem que ficará a 29 minutos de Lisboa

20 jun 2023, 16:08
Galamba mandou classificar documentos da IP porque "respeita os procedimentos legais"

Ministro considerou durante o CNN Summit que Santarém é "longe" para acolher o projeto aeroportuário. Mas Carlos Frazão, promotor do Magallan 500, alega que a comissão técnica validou 29 minutos como o tempo que será necessário para chegar do aeroporto a Lisboa

As revelações feitas hoje pelo ministro João Galamba que revelam ter descartado Santarém como local para o novo aeroporto apanhou de surpresa os elementos do Consórcio Magallan 500, da solução aeroportuária para aquela região de Santarém. "Estranhamos as declarações do senhor ministro, tendo em conta que está em curso uma avaliação estratégica aprovada pelo Conselho de Ministros", afirma à CNN Portugal, Carlos Frazão, promotor do projeto para construção de um aeroporto em Santarém, financiado por privados, entre eles o grupo Barraqueiro . 

O ministro das Infraestruturas revelou esta terça-feira, 20 de junho, na CNN Summit que não considera viável a construção do aeroporto em Santarém. "Acho longe", disse, adiantando ainda que só no primeiro semestre de 2024 se deverá saber a localização escolhida e que a Portela vai funcionar durante pelo menos mais uma década.

Comentando ainda as afirmações de Galamba quanto à distância de Santarém a Lisboa, Carlos Frazão garante que o consórcio tem estado a trabalhar sistematicamente com a comissão técnica que está a avaliar as opções para apresentar a melhor solução e garante que no site, os elementos desta entidade reconhecem que serão "apenas precisos 29 minutos" para chegar do aeroporto de Santarém à capital de comboio. "Um tempo menor do que outras opções." 

Entretanto, a presidente da Comissão Técnica Independente (CTI), Maria do Rosário Partidário, também reagiu às revelações do ministro, tendo assegurado à Renascença que todas as nove localizações ainda estão a ser estudadas e em cima da mesa.

Relacionados

Governo

Mais Governo

Mais Lidas

Patrocinados