Russos dizem ter desmontado esquema de espionagem norte-americano com iPhones e acusam Apple de estar ao serviço da Casa Branca

1 jun 2023, 13:18
Telemóvel, telecomunicações, comunicação, smartphone, iPhone 13 Pro Max. Foto: Nasir Kachroo/NurPhoto via Getty Images

Serviços secretos russos acusam a Apple de ter uma relação próxima com a Agência Nacional de Segurança dos EUA, permitindo monitorizar pessoas com interesse para a Casa Branca

Os serviços secretos da Rússia anunciaram ter desmantelado um esquema de espionagem da Agência de Segurança Nacional (NSA na sigla original) dos EUA, com recurso a um software malicioso que usava vulnerabilidades - especialmente desenhadas para o efeito - dos telefones da Apple.

Segundo o Serviço Federal de Segurança da Rússia (FSB, sucessor do soviético KGB), milhares de iPhones foram infetados com este vírus, incluindo os de utilizadores russos e até os de diplomatas estrangeiros a viver na Rússia, incluindo membros da NATO ou nacionais de Israel, Síria e China.

"O FSB descobriu uma ação de inteligência dos serviços especiais americanos que usa dispositivos Apple", informaram os serviços de informação russos em comunicado, citado pela Reuters.

Segundo o FSB, o plano evidencia uma relação próxima entre a Apple e a Agência de Segurança Nacional dos EUA, responsável pela criptografia, comunicação confidencial e segurança dos Estados Unidos.

"A empresa fornece aos serviços secretos americanos uma gama de oportunidades para monitorizar quaisquer pessoas com interesse para a Casa Branca e os seus parceiros em atividades anti-russas e os seus próprios cidadãos", lê-se na declaração dos russos. 

A Reuters assinala que, ao contrário do que é habitual, os serviços secretos russos declararam que o esquema de espionagem da NSA e da Apple foi descoberto com o auxílio do Serviço Federal de Guarda da Rússia.

Nem a Apple nem a NSA fizeram, por agora, qualquer comentário à Reuters a propósito do comunicado do Serviço Federal de Segurança da Rússia.

Relacionados

Europa

Mais Europa

Patrocinados