Zlatan bate recorde e a sua influência já chega à cozinha do PSG

18 mar 2014, 10:10
PSG-Marselha

Ibrahimovic é reconhecido nos golos que marca e como os marca, no jeito para as artes marciais, na personalidade vincada ou nos comentários peculiares. Aliando algumas destas características à alimentação, nada na cantina do clube francês voltará a ser o mesmo

Neste domingo, Zlatan Ibrahimovic bateu um recorde no Paris Saint-Germain. Ao bisar frente ao Saint-Étienne, o avançado sueco chegou ao patamar dos 40 golos na temporada 2013/14. Um máximo histórico no clube. O recorde anterior pertencia a Carlos Bianchi, que marcara 39 golos em 1978/79.

Zlatan vai reforçando a sua influência no PSG. Como é habitual, leva as coisas à sua maneira. É a imagem que passa e é a imagem que fica também. Mas a história não se resume ao seu desempenho nos relvados, longe disso. Desta vez, chegou à cozinha! Sim, é verdade, as coisas estão a mudar no refeitório do Paris Saint-Germain porque «Ibra», mais uma vez, foi fiel ao seu lema.

«Dare to Zlatan» [uma espécie de «atreve-te a...» com base no modelo (auto)proposto] é o mote. E, mais uma vez também, as coisas correm como ele quer. Zlatan Ibrahimovic demonstrou insatisfação com a comida servida na cantina do PSG. O menu do refeitório da equipa líder da liga francesa já está a mudar.

O melhor marcador da Ligue 1 queixou-se de que a comida servida, não obstante compor uma dieta nutritiva para atletas de elite, não era o suficientemente variada nem, muitas vezes, refinada. Os ecos da posição expressa ao «L`Equipe» foram difundidos pela generalidade dos meios de comunicação de desporto franceses há cerca de três semanas.



A surpresa manifestada por Ibrahimovic ao ter como resposta do clube que a ementa não poderia ser mais variada porque o orçamento do clube por jogador para as refeições tem como limite 15 euros também não deixou de ser destacada. Sobretudo, porque foi acompanhada pela lembrança de que cerca de três meses antes a multinacional de fast food
McDonald`s se tinha tornado fornecedor oficial
do clube campeão de França para os dois anos seguintes – incluindo um promocional «Menu Paris Saint-Germain» na região da Grande Paris em que, por mais cinco euros, se escolhia entre uma bola e um cachecol como brinde.

Assim como foi também amplamente divulgada a notícia de que, depois deste desabafo
, Ibrahimovic contratou um chef
particular para lhe preparar as refeições que ele considera adequadas – num já conhecido acesso de personalidade como o que teve quando chegou ao PSG: «Estamos à procura de um apartamento [em Paris]. Se não encontrarmos nada, provavelmente compro um hotel.»


E o «dare to Zlatan» voltou a fazer escola mais do que apenas nos adeptos que o seguem – muitos no Twitter. Fez escola entre os próprios companheiros de equipa: Thiago Mota e Maxwell também recorreram aos mesmos serviços de um
chef. Assim como parece ter feito escola também no clube do qatari Nasser al-Kelaïfi. O «Le Parisien» noticiou nesta sexta-feira que o PSG contratou uma empresa de
catering para examinar a comida no Camp des Loges (centro de treinos e quartel-general do clube).

As novidades anunciadas pelo matutino parisiense apontam já para uma revisão do orçamento diário das refeições como também para idas praticamente diárias do
chef cozinheiro Stéphane Michon ao mercado de Saint-Germain-en-Laye para comprar produtos frescos. Michon liderava uma equipa de cinco elementos – a que se juntava um membro da equipa técnica do PSG – que definia os menus dietéticos. Mas, segundo avançou a RMC, dois deles foram simplesmente despedidos nos últimos dias.

O restaurante do clube, como previsto, não ficou imune a mudanças... Seja com os
adeptos, os
companheiros de equipa, ou os
adversários, a
marca de Zlatan (devidamente patrocinada) vai ganhando dimensão para além dos 90 minutos.

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