Mourinho e a Alemanha: «Tivemos sorte por perder apenas 4-2»

22 jun 2021, 12:16
José Mourinho

Treinador da Roma criticou exibição da Seleção Nacional frente aos germânicos e deixou reparos às exibições de Bruno Fernandes neste Euro 2020

Comentador da rádio talkSPORT durante o Euro 2020, José Mourinho deixou duras críticas à atuação da Seleção Nacional na derrota frente à Alemanha.

O novo treinador da Roma considera que Portugal poderia ter averbado um resultado mais pesado, mas, ainda assim, acredita que a formação de Fernando Santos vai seguir em frente.

«Acho que tivemos sorte por perder apenas 4-2. Estiveram muito melhor do que nós, taticamente criaram um problema que não conseguimos resolver. Jogaram o jogo todo usando a estratégia de atrair Portugal para o lado direito, para depois virar o jogo rapidamente para o lado esquerdo, onde o Goosens estava completamente sozinho, porque o Semedo tinha de fechar dentro. A equipa não foi capaz de resolver este problema nos 90 minutos e mesmo quando estava a ganhar 1-0 a Alemanha foi sempre superior e nunca senti que íamos ganhar o jogo. Nunca acreditei nisso», começou por dizer.

«Há uma discussão em Portugal sobre como é que se pode jogar um jogo destes e fazer apenas cinco faltas, o que mostra claramente que não houve agressividade, mas não houve porque nós nem chegámos perto dos jogadores deles, nunca controlámos a dinâmica deles. Nos últimos 20 minutos, Portugal fez algumas substituições para melhorar e conseguimos colocar-nos numa posição em que podemos passar graças à diferença de golos, mesmo com três pontos. Acredito que vamos passar, portanto o jogo com a França não é de desespero», prosseguiu.

Depois, Mourinho deixou também reparos às atuações de Bruno Fernandes: «Portugal também pode pontuar frente à França, a este nível Portugal pode ganhar a qualquer equipa. Mas para isso precisamos de jogar com 11 jogadores, nestes dois jogos o Bruno Fernandes esteve em campo, mas não jogou. Precisamos que os bons jogadores rendam e não que estejam em campo.

«Espero que ele melhore frente à França. É um jogador com um potencial enorme, pode passar, pode marcar, pode ganhar penáltis, pode marcar penáltis, pode marcar livres... tem muito para dar, mas a realidade é que nestes dois jogos não apareceu. Portugal tem jogadores muito bons tecnicamente – Bernardo Silva, Cristiano Ronaldo e Diogo Jota – e precisamos dessa ligação. Até agora, o Bruno não tem jogado bem.

A terminar, o técnico de 58 anos deixou elogios a Cristiano Ronaldo: «Fisicamente está em grande forma, mudou a forma de jogar, já não é um extremo, claramente agora é um número 9. Corre menos, é muito inteligente a gerir o jogo, é um finalizador, em duas oportunidades marca um ou dois golos. E, claro, continua muito bem fisicamente e continua a usar isso muito bem, como no primeiro golo frente à Alemanha.»

Relacionados

Patrocinados