Taça do Rei: Barça não arrisca e vira eliminatória na estreia de Coutinho

25 jan 2018, 22:29

Vitória sobre o Espanhol com entrada fulgurante e Messi a marcar golo 4.000 no Camp Nou

Ao contrário de Zinedine Zidane, Ernesto Valverde não facilitou e o Barcelona deu a volta à eliminatória diante do vizinho Espanhol para qualificar-se, no Camp Nou, para as meias-finais da Taça do Rei com uma vitória por 2-0. A equipa blaugrenat tinha perdido o primeiro jogo por 0-1, mas precisou pouco mais de vinte minutos para dar a «cambalhota» na eliminatória com mais um recorde de Messi e a estreia de Coutinho.

Confira a FICHA DO JOGO

Um jogo que começou com a sentida homenagem do Camp Nou a Mascherano com as bancadas a levantarem-se para um sentido adeus ao experiente argentino que vai jogar para a China. Nélson Semedo não foi convocado e André Gomes começou o jogo no banco de suplentes ao lado dos reforços Yerry Mina e Philippe Coutinho, mas Ernesto Valverde contou com as principais estrelas do ataque para encostar o Espanhol às cordas.

Um início de jogo intenso, com o Barça com uma elevada posse de bola, a empurrar o adversário para junto da sua área. Ao fim de apenas oito minutos, a eliminatória estava empatada: abertura de Messi a lançar Aleix Vidal sobre a direita que, por sua vez, cruzou para o segundo poste onde surgiu Luis Suárez a cabecear para as redes de Pau lópez. Foi o oitavo jogo consecutivo com golos do avançado uruguaio.

O Espanhol mal tinha tempo para respirar perante a enorme pressão do Barça que, aos 24 minutos, chegou ao segundo golo e colocou-se, pela primeira vez, em vantagem na eliminatória. Remate de Messi à entrada da área, com a bola a sofrer um desvio traiçoeiro em Naldo e a trair Pau López pela segunda vez. Mais um recorde para Messi que dá nome ao golo 4.000 do Barcelona no Camp Nou.

Num abrir e fechar de olhos, o Barça virava a eliminatória diante de impotência da equipa comandada por Quique Flores, longe do rendimento que tinha exibido no primeiro jogo. O resultado ao intervalo até era lisonjeiro, com Messi a desperdiçar, pelo menos, mais duas oportunidades flagrantes para aumentar a vantagem da equipa da casa.

Estreia de Coutinho e Messi nos ferros

A segunda parte começou com um Barça menos acutilante, mas com total controlo sobre o jogo, não deixando uma nesga que permitisse ao Espanhol voltasse a entrar no jogo e consequentemente na eliminatória. Depois da despedida de Mascherano antes do jogo, outro momento solene no Camp Nou com Philippe Coutinho, que herdou o número 14 do médio argentino, a render Iniesta. Quis o destino que a estreia do craque brasileiro fosse contra o Espanhol, a equipa que representou na temporada de 2011/12, por empréstimo do Inter Milão.

O jogo continuava a ter apenas um sentido, o da baliza de Pau López e Messi e Rakitic ficaram muito perto do terceiro golo ainda com vinte minutos para o final. A verdade é que, apesar do total domínio do Barça, o Espanhol estava apenas a um golo das meias-finais e a equipa da casa tardava em garantir maior tranquilidade. E o Espanhol podia mesmo ter marcado, numa grande abertura de Batistao a destacar Gerard Moreno que caiu à entrada da área pressionado por Jordi Alba. O árbitro nada assinalou, mas parece existir falta do lateral nas costas do avançado, ainda que fora da área.

Até final, Messi voltou a estar muito perto do golo, com um remate ao poste, mas o essencial já tinha sido assegurado aos 24 minutos. Ainda houve tempo para a entrada de André Gomes que rendeu Rakitic.

O Barça segue, assim, para as meias-finais, acompanhando o Leganés, o carrasco do Real Madrid, Sevilha e Valencia. O sorteio está marcado para esta sexta-feira.

Relacionados

Patrocinados