Afinal, o nosso cérebro só fica mais lento a partir dos 60 anos

18 fev 2022, 09:18
Cérebro (Pexels)

Um grupo de investigadores analisou cerca de 1,2 milhões de pessoas, entre os 10 e os 80 anos, com parâmetros cognitivos diferentes e chegou à conclusão que existe uma desaceleração no tempo de resposta a partir dos 20 anos, mas que isso se deve ao aumento da cautela em decisões rápidas

Sempre ouvimos dizer que a rapidez e eficiência do nosso cérebro vai diminuindo consoante vamos ficando mais velhos, a começar logo por volta dos 20 anos. Aquilo que parecia ser uma inevitabilidade da vida, afinal, não é bem assim. De acordo com um estudo publicado na revista Nature Humam Behavior, o nosso cérebro só começa a ficar mais lento a partir dos 60 anos. 

Um grupo de investigadores analisou cerca de 1,2 milhões de pessoas, entre os 10 e os 80 anos, com parâmetros cognitivos diferentes e chegou à conclusão que existe uma desaceleração no tempo de resposta a partir dos 20 anos, mas que isso se deve ao aumento da cautela em decisões rápidas. O desaceleramento da velocidade do nosso processamento mental só foi observado em pessoas com 60 ou mais anos. 

"A nossa descoberta é encorajadora, uma vez que os resultados mostram que os níveis da nossa velocidade mental, em contexto de decisões forçosamente rápidas, só diminui relativamente mais tarde na vida", explicou Mischa von Krause, uma das autoras do estudo da Universidade de Heidelberg, na Alemanha. 

Neste estudo, os participantes tinham de classificar palavras em categorias positivas e negativas, como por exemplo "alegria" ou "agonia", e atribuir imagens a categoriais. O que era avaliado eram os tempos de resposta e a sua precisão. Nesse sentido, concluiu-se que os jovens até aos 20 anos eram mais rápidos, porque davam mais importância à velocidade da resposta e não à sua exatidão. 

A parte puramente mecânica da resposta foi mais rápida entre os participantes com 14 e 16 anos. A velocidade de processamento mental parecia atingir o pico por volta dos 30 anos e diminuía ligeiramente entre os 30 e 60. Os participantes também cometeram menos erros à medida que tinham uma idade mais avançada, pelo menos até aos 60 anos.

"Até à idade adulta, a velocidade de processamento de informações no desafio que estudámos quase não muda. As pessoas tornam-se mais cautelosas nas suas respostas e decisões com o avançar da idade, tentam evitar erros", disse von Krause.

Uma descoberta que coloca em causa os estudos que indicavam que as pessoas se tornavam mais lentas de raciocínio consoante iam ficando mais velhas. De acordo com estes investigadores, isto pode influenciar a contratação de pessoas mais velhas e a promoção das mesmas em alguns locais de trabalho. 

Saúde Mental

Mais Saúde Mental

Patrocinados