Engoli uma pastilha elástica (ou duas): devo ficar preocupado?

CNN , Sadie Andrew
30 set 2023, 12:00
Para as pessoas que foram submetidas a cirurgia gástrica ou que têm problemas com o trato gastrointestinal, engolir pastilhas elásticas pode ser problemático, segundo os especialistas. Carol Yepes/Moment RF/Getty Images

Antes de a pastilha elástica ser comercializada e vendida nas embalagens que conhecemos hoje, era utilizada pelos povos antigos para matar a sede e a fome

Se é uma das muitas pessoas que engoliu uma pastilha elástica inteira por acidente, é provável que uma pergunta lhe tenha surgido na cabeça logo a seguir a essa sensação surpreendente.

Quanto tempo é que a pastilha elástica fica lá? Há uma noção comum de que a pastilha elástica fica no estômago durante sete anos depois de ser engolida.

Não é verdade.

"É um conto da carochinha", disse Simon Travis, professor de gastroenterologia clínica na Universidade de Oxford, no Reino Unido. "Não faço ideia de onde surgiu o mito - só posso imaginar que foi sugerido porque alguém queria impedir que os seus filhos mascassem pastilha elástica."

Engolir pastilha elástica só é prejudicial para o corpo se for feito em excesso, assegurou Travis, o que é muito raro. Engolir, por exemplo, três ou mais pastilhas por dia seria considerado excessivo.

"Se engolirmos uma pastilha elástica, ela passará pelo estômago, pelo intestino e sairá inalterada na outra extremidade", resumiu Travis. "Há casos em que a pastilha elástica se aloja nos intestinos de bebés e até de crianças, se tiverem engolido muito, e depois causa uma obstrução. Mas em mais de 30 anos de prática especializada em gastro, nunca vi um caso."

Aaron Carroll, professor de pediatria e diretor de saúde da Universidade de Indiana, nos Estados Unidos, escreveu vários livros que desmascaram mitos sobre o corpo. Concorda que engolir pastilha elástica não lhe fará mal nenhum, mas não o encorajaria ativamente.

"Não tem valor nutricional", disse. "A pastilha elástica é feita de adoçantes, aromatizantes e fragrâncias. A goma base é uma mistura de elastómeros, resinas, gorduras, emulsionantes e ceras. Por isso, não diria que é saudável."

Há quanto tempo é que as pessoas mascam pastilhas elásticas?

Antes de a pastilha elástica ser comercializada e vendida nas embalagens que conhecemos hoje, era utilizada pelos povos antigos para matar a sede e a fome, segundo Jennifer Mathews, professora de antropologia na Trinity University em San Antonio, Texas, e autora de "Chicle: The Chewing Gum of the Americas, From the Ancient Maya to William Wrigley".

Os maias mastigavam uma substância chamada chicle, que vem da árvore sapotizeiro, predominante no sul do México e na América Central, observou.

"A chicle é um látex natural que provém de uma árvore chamada sapotizeiro", explicou Mathews. "Se cortarmos uma árvore destas, o látex começa a escorrer como forma de proteção. Forma uma barreira para proteger a árvore. Bem, pode simplesmente arrancá-lo da árvore e começar a mastigá-lo."

Da mesma forma, os índios Pima, no que é hoje os Estados Unidos, mastigaram a seiva do abeto durante milhares de anos antes de os colonos europeu assumirem este hábito e o comercializarem, indicou.

Quando se deve preocupar por engolir pastilha elástica

A menos que esteja com dor ou tenha engolido muita goma, Travis e Carroll dizem que não precisa de ir ao médico se acidentalmente engolir um pedaço.

"É um problema teórico", considerou Carroll. "Teoricamente, pode acontecer que uma criança pequena tenha um tamanho suficiente para causar um bloqueio, mas isto não é algo com que as pessoas normais se devam preocupar."

No entanto, para as pessoas com problemas no trato gastrointestinal, ou sistema GI, que é uma série de órgãos unidos num tubo longo e torcido que vai da boca ao ânus, a pastilha elástica engolida pode causar problemas.

"Se as coisas estiverem abertas, e não houver bloqueios, não houver estreitamentos, as coisas vão passar muito bem", disse a gastroenterologista Leila Kia, professora associada de medicina na Feinberg School of Medicine da Northwestern University, em Chicago.

"Se houver um estreitamento ou se tiver uma inflamação muito grave por qualquer razão, ou se tiver um problema de motilidade, em que o estômago ou o cólon não se esvaziam da forma que deveriam, então certamente que comer algo como uma pastilha elástica ou algo que não se consegue decompor, pode ficar por aí e isso pode realmente causar problemas", alertou Kia.

A doença de Crohn é uma causa comum de inflamação no trato gastrointestinal e pode causar o seu estreitamento, de acordo com Kia. Ela disse que os médicos geralmente recomendam uma dieta com poucos resíduos para os pacientes de Crohn, que evita certos alimentos como frutas e vegetais crus, nozes e sementes, pipocas e chicletes.

Alguns tipos de cancro e cirurgias podem causar esse estreitamento. "Certamente, se engolirmos muitos pedaços de pastilha elástica, isso pode tornar-se um problema se tivermos um estômago pequeno ou se a nossa anatomia tiver sido reorganizada, que é essencialmente o que acontece quando se faz uma cirurgia gástrica", observou Kia.

Mesmo assim, Kia nunca removeu chicletes do corpo de ninguém, embora tenha removido dentaduras que ela acha que foram engolidas inadvertidamente.

Relacionados

Saúde

Mais Saúde

Mais Lidas

Patrocinados