Turista encontra diamante durante visita a parque de... diamantes

CNN , Kelly Murray
17 fev, 11:00
Julien Navas mostra a sua descoberta no Parque Estadual Crater of Diamonds (Cratera de Diamantes), no Arkansas, EUA. Arkansas State Parks

Foi o oitavo maior diamante descoberto no parque estadual do Arkansas, nos Estados Unidos

Um desvio de última hora levou a uma "grande aventura" para um visitante parisiense nos Estados Unidos.

Julien Navas, que estava de visita aos EUA vindo de França para assistir ao lançamento da primeira missão americana de aterragem na Lua em décadas a partir do Cabo Canaveral, na Florida, também se aventurou em Nova Orleães. Pelo caminho, ficou a conhecer o Parque Estadual Crater of Diamonds (Cratera de Diamantes), no Arkansas, de acordo com um comunicado de imprensa dos Parques Estaduais do Arkansas.

Tendo já procurado ouro e fósseis de amonite, o parque despertou o seu interesse.

Visitantes remexem a terra no Parque Estadual Crater of Diamonds, no Arkansas. Arkansas State Parks

Em 11 de janeiro, Navas chegou ao parque, comprou seu ingresso e alugou um kit básico de caça aos diamantes, segundo o comunicado.

"Cheguei ao parque por volta das nove horas e comecei a cavar", disse Navas. "É um trabalho árduo, por isso, à tarde, estava a procurar principalmente no topo do solo qualquer coisa que se destacasse."

Para sorte de Navas, o parque tinha recebido mais de 2,5 cm de chuva alguns dias antes de chegar, por isso estava molhado e lamacento.

"Quando a chuva cai no campo, lava a sujidade e descobre rochas pesadas, minerais e diamantes perto da superfície", explicou o superintendente assistente do parque, Waymon Cox.

Muitos dos maiores diamantes do parque são encontrados na superfície, indicou Cox, e o parque periodicamente remexe a área de busca de 15 hectares para soltar o solo e promover a erosão natural.

Por fim, Navas chegou ao Diamond Discovery Center do parque com as suas descobertas. Lá, foi-lhe dito que tinha encontrado um diamante castanho de 7,46 quilates.

O diamante de 7,46 quilates descoberto por Julien Navas, de Paris, França, aquando da sua visita ao Parque Estadual Crater of Diamonds, no Arkansas, a 11 de janeiro de 2024. Arkansas State Parks

Navas ficou atordoado, de acordo com o comunicado, e disse que só conseguia pensar em contar à sua noiva o que tinha encontrado. A pedra é castanho chocolate profundo e arredondada como um mármore, e tem o tamanho aproximado de uma chiclete.

O turista francês deu ao seu diamante o nome de Diamante Carine, em homenagem à sua noiva, e planeia dividir a pedra em dois diamantes, um para oferecer à sua futura mulher e o outro para a sua filha.

O diamante Carine é o oitavo maior diamante encontrado no Crater of Diamonds desde que este se tornou um parque estadual em 1972. Em média, os visitantes do parque encontram um ou dois diamantes por dia. Os diamantes formaram-se há centenas de milhões de anos, a cerca de 60 a 100 quilómetros de profundidade.

Os geólogos explicam que, há cerca de 100 milhões de anos, houve uma erupção vulcânica que levou os diamantes para a superfície, de acordo com o site do parque.

Navas apelidou o parque de "lugar mágico, onde o sonho de encontrar um diamante pode tornar-se realidade". "Foi uma grande aventura", garantiu Navas, que espera voltar ao parque com a sua filha quando ela for mais velha.

Relacionados

E.U.A.

Mais E.U.A.

Mais Lidas

Patrocinados