Cientistas que identificaram anticorpos contra a Ómicron explicam em exclusivo à CNN Portugal como combater a nova variante

9 jan, 08:00
Laboratório (AP Photo/Alexander Zemlianichenko)

Os investigadores internacionais que identificaram anticorpos que têm capacidade de neutralizar a Ómicron explicam como o SARS-CoV-2 está a responder às "ameaças" à sua continuidade

PUB

Vários cientistas internacionais de laboratórios e instituições independentes fizeram um estudo onde explicam quais são os anticorpos que mantêm a capacidade de neutralizar a nova variante. À CNN Portugal, os investigadores explicam que o SARS-CoV-2 está a tentar responder à "ameaça" da sua continuidade, mas há anticorpos capazes de o evitar.

Como é que este estudo foi desenvolvido?

PUB

Estes resultados pré-clínicos foram produzidos através de ensaios a pseudo-vírus e confirmam descobertas recentes pré-publicadas pelos investigadores da Vir e por outros laboratórios e instituições independentes.

Os dados confirmam a resistência da Ómicron à imunidade e o impacto da Ómicron na capacidade dos anticorpos neutralizarem a maioria dos tratamentos de anticorpos monoclonais testados que têm como alvo o recetor de ligação [do vírus ao organismo] e outras áreas da proteína Spike que são mais suscetíveis a mutações.

Quais são os anticorpos que identificaram que neutralizam a variante Ómicron?

Os dados demonstram que o sotrovimab e cinco outros anticorpos pré-clínicos, desenvolvidos pela Vir em conjunto com a GlaxoSmithKline, mantiveram a sua atividade neutralizante in vitro contra a Ómicron.

PUB

O estudo sugere que algumas das atuais vacinas são mais eficazes do que outras contra a nova variante Ómicron. Das atuais vacinas, quais são então as mais eficazes contra a nova variante e quais são as que apresentam menos eficácia?

Este estudo sugere que a vacinação fornece melhor proteção do que uma infeção anterior contra a covid-19, e que a vacinação aliada a uma infeção anterior ou a uma dose de reforço oferecem a melhor hipótese de proteção.

Este estudo conseque explicar o que torna a variante Ómicron tão transmissível?

Este estudo descreve a base estrutural e a magnitude através da qual a nova variante Ómicron do SARS-CoV-2 resiste à imunidade produzida pelos anticorpos, bem como a sua capacidade reforçada de se ligar ao recetor humano ACE2 [uma enzima que se encontra na superfície de várias células através da qual o vírus da covid-19 entra no organismo].

Os dados definem as mutações específicas da Ómicron e o seu impacto prejudicial na ligação da maioria dos tratamentos com anticorpos monoclonais testados que têm como alvo a ligação ao recetor da proteína Spike, uma região que é mais suscetível a mutações.

PUB

O que falta ainda conhecer da nova variante?

Estes dados demonstram a velocidade e a magnitude extraordinárias com que o vírus SARS-CoV-2 está a sofrer mutações como resposta a ameaças à sua continuidade nos humanos. Ao mesmo tempo que a Ómicron aumentou a ligação ao seu recetor por mais do que duas vezes, evitou significativamente a ligação à maioria dos anticorpos monoclonais autorizados.

Estamos muito satisfeitos por ver que, tal como demonstrado pelos dados pré-clínicos, o sotrovimab continua a manter atividade contra as variantes de preocupação e de interesse testadas, incluindo a Ómicron, o que valida a nossa abordagem de atuar numa região altamente conservada da proteína Spike. Estamos ansiosos por aprender mais sobre a forma como a Ómicron obteve tantas mutações de uma só vez.

Este estudo pode constituir um novo passo para o desenvolvimento de novas vacinas mais eficazes contra a covid-19?

Estes resultados, em conjunto com novos dados de outras fontes externas, validam a nossa abordagem de orientar o nosso alvo para uma região altamente conservada da proteína Spike. Estamos ansiosos por aplicar estas aprendizagens nos nossos contínuos esforços para combater tanto as atuais como futuras pandemias.

Novo Dia CNN

5 coisas que importam

Dê-nos 5 minutos, e iremos pô-lo a par das notícias que precisa de saber todas as manhãs.
Saiba mais