Japão confirma primeiro caso da variante Ómicron

30 nov 2021, 06:52
Covid-19

País fechou hoje as fronteiras a todos os viajantes estrangeiros. Já os japoneses que regressem ao país têm de ser submetidos a medidas de isolamento mais rigorosas

Foi confirmado o primeiro caso da variante Ómicron no Japão, avança a agência oficial de notícias japonesa Kyodo, que cita fontes governamentais. 

Trata-se de um diplomata da Namíbia, de 30 anos, que testou positivo no aeroporto de Narita à chegada no domingo. 

O Japão anunciou, na segunda-feira, que, a partir de dia 30 de novembro, ia fechar as fronteiras a todos os visitantes estrangeiros devido à variante Omicron da covid-19, três semanas após ter flexibilizado algumas restrições para permitir a entrada de viajantes de negócios e estudantes.

Os japoneses que regressam de nove países da África Austral e de países onde foram relatadas infeções com a nova variante terão de ser submetidos a medidas rigorosas de isolamento.

O Japão, que tem tido restrições fronteiriças desde o início da pandemia, facilitou as medidas para viajantes de negócios, estudantes e estagiários estrangeiros no início de novembro, mas continua fechado aos turistas.

O governo japonês anunciou na sexta-feira que iria prolongar a quarentena hoteleira para dez dias para os visitantes do Botswana, Eswatini, Lesoto, Namíbia, África do Sul e Zimbabué que chegassem ao Japão.

Tóquio estendeu a medida este fim de semana aos visitantes que chegavam do Malawi, Moçambique e Zâmbia.

A nova variante, a Ómicron, foi recentemente detetada na África do Sul e, segundo a Organização Mundial da Saúde, o “elevado número de mutações” pode implicar uma maior infecciosidade.

Ásia

Mais Ásia

Patrocinados