5 coisas que importam hoje: Refugiados, Bush, Recursos, Ómicron e Operação Marquês

Sex, 06 mai 2022

Quase 500 civis foram retirados na última operação de resgate em Mariupol com apoio das Nações Unidas, estando já em curso uma nova tentativa para retirar civis que ainda se encontram na cidade e em Azovstal. Por cá, Carlos Alexandre fica hoje a saber se vai a julgamento pela distribuição manual da Operação Marquês. Estas e outras notícias para ler esta sexta-feira. Bom dia e bom final de semana!

 

A tripulação da missão Crew-3 da SpaceX regressou esta noite à Terra, a bordo da cápsula Crew Dragon Endurance. Na imagem, Matthais Maurer, Tom Marshburn, Raja Chari, e Kayla Barron esperam pelo navio de resgate depois de terem mergulhado do Golfo do México. Os quatro astronautas da NASA e da ESA conduziram mais de 200 experiências durante a estadia de seis meses na Estação Espacial Internacional. (Foto: NASA/Aubrey Gemignani)

1. Refugiados

O Parlamento Europeu já tinha alertado os países da UE, incluindo Portugal, para as atividades de espionagem da Fundação Russkyi Mir, criada por Vladimir Putin - a mesma que agora se descobriu ter ligações a várias associações portuguesas que têm trabalhado no acolhimento de refugiados de guerra. Paulo Rangel e Ana Gomes recordam resolução de 2016 a alertar para a propaganda russa feita pela fundação, com o social-democrata a afirmar que a situação reflete "negligência e cumplicidade" do Estado português, enquanto a ex-candidata presidencial lembra que em causa estão ações de espionagem. Na altura, o documento de combate à desinformação da Rússia foi aprovado com maioria simples, mas o deputado do PCP votou contra.

2. Bush

O antigo presidente norte-americano George W. Bush revelou que falou com Zelensky por vídeo-chamada. Após o encontro virtual, Bush fez uma publicação no Instagram em que classificou o presidente ucraniano como "o Winston Churchill do nosso tempo". Na mensagem, Bush disse ainda que "os americanos são inspirados pela fortaleza e resiliência" dos ucranianos. "Continuaremos a estar com os ucranianos enquanto eles defendem a sua liberdade", garantiu o antigo presidente dos EUA.

3. Recursos

Se cada pessoa da Terra vivesse como os portugueses eram precisos 2,5 planetas para satisfazer as necessidades de recursos. Segundo dados sobre a pegada ecológica nacional calculados pela organização internacional Global Footprint Network, o planeta ficaria a partir de sábado sem recursos para este ano se todos os habitantes tivessem uma vida como um português médio. Depois dessa data, o planeta viveria “a crédito”.

4. Ómicron

“Só porque foi infetado, não significa que esteja protegido do que vem a seguir”. A conclusão é de um novo estudo sobre a covid-19, que revela por que razão a BA.4 e a BA.5 conseguem escapar aos anticorpos criados por infeções anteriores causadas pelo primeiro vírus Ómicron (BA.1). Segundo os especialistas, as variantes “BA.4 e BA.5 têm potencial para resultar numa nova onda de contágio”, o que torna as vacinas covid-19 e as doses de reforço cruciais para travar a próxima onda. Saiba mais neste artigo.

5. Operação Marquês

O Tribunal da Relação de Lisboa decide hoje se o juiz Carlos Alexandre vai a julgamento pela distribuição manual do processo Operação Marquês, depois de nas alegações o Ministério Público e defesa terem sustentado o contrário. O debate instrutório na Relação de Lisboa foi aberto a pedido do advogado do ex-primeiro-ministro José Sócrates e assistente no processo. 

Acontece hoje

Greve

Os trabalhadores da EMEL estão hoje em greve por aumentos salariais de 90 euros, depois de a empresa ter proposto uma subida de 20 euros.

 

Justiça

A leitura do acórdão do processo das funcionárias de um lar de terceira idade no Porto Moniz, na ilha da Madeira, acusadas por maus-tratos a utentes, está marcada para hoje no Tribunal do Funchal.

 

I Liga

O Vitória de Guimarães procura manter alguma esperança de poder ainda alcançar o quinto lugar da I Liga portuguesa de futebol, na deslocação ao campo do Boavista, que já garantiu a manutenção, na 32.ª jornada.

 

Cultura

A 8.ª edição do Festival Internacional de Órgão de Braga vai decorrer entre hoje e 15 de maio e ficará marcada pela inauguração do órgão da Capela de São João da Ponte, após trabalhos de restauro.

 

Educação

A Federação Nacional dos Professores vai entregar hoje no Ministério da Educação uma carta subscrita por mais de 3.000 docentes que pedem “respeito, cumprimento de promessas e resolução de problemas”.

"Estou determinado em voltar a vestir a camisola rosa"

João Almeida, ciclista português, líder da UAE Team Emirates

E finalmente

Mais de metade dos tribunais portugueses precisa de obras profundas. Há situações dramáticas: salas de audiência com baldes no meio para acolher a água que cai, buracos no telhado e testemunhas em carreira de rodas que têm de prestar depoimento à porta por falta de acessibilidade. Em dez anos devia ter sido investido mais de 274 milhões de euros em obras, mas nada foi feito até agora. Saiba mais neste artigo.

Tribunal de Penafiel (DR)

 

Vem aí um fim de semana de sol e calor, com os termómetros a ultrapassar os 30 graus em alguns pontos do país. Mas nem tudo são boas notícias: pelo menos até quinta-feira da próxima semana, as concentrações de pólen vão manter-se muito elevadas em todo o continente.

Novo Dia CNN

5 coisas que importam

Dê-nos 5 minutos, e iremos pô-lo a par das notícias que precisa de saber todas as manhãs.
Saiba mais

Mais Lidas