5 coisas que importam hoje: NATO, Hackers, Covid, Professores e Licença Menstrual

Qua, 18 mai 2022

Finlândia e a Suécia apresentaram formalmente o pedido para a adesão à NATO. Tem assim início o processo de adesão que deve levar apenas algumas semanas. Por cá, alguns dos serviços mais sensíveis do Estado estão a ser violados por hackers. A CNN Portugal falou em exclusivo com Zambrius, um dos mais conhecidos piratas informáticos portugueses, que garante ter tido acesso a servidores do Estado. Estas e outras notícias para ler esta quarta-feira. Bom dia!

 

Duas espécies de golfinhos, até agora desconhecidas, nadaram nos oceanos há 20 milhões de anos, incluindo no mar que cobria a Suíça e onde foram agora descobertos centenas de fósseis daquela época. A descoberta foi revelada pelo Instituto de Paleontologia da Universidade de Zurique [Imagem: Jaime Chirinos/Universidade de Zurique]

1. NATO

A Finlândia e a Suécia apresentaram formalmente o pedido para a adesão à NATO, esta quarta-feira. O momento aconteceu na sede da Aliança Atlântica, em Bruxelas, e contou com a presença do secretário-geral, Jens Stoltenberg, que classificou o momento como "histórico" e garantiu que os 30 países membros da NATO estão determinados em “trabalhar em todas as questões” do processo de alargamento e em “alcançar conclusões rápidas”.

2. Hackers

Alguns dos serviços mais sensíveis do Estado estão a ser violados por hackers. Em exclusivo à CNN Portugal, Zambrius, um dos mais conhecidos piratas informáticos portugueses, garante ter tido acesso a servidores com centenas de dados confidenciais e sensíveis do Estado, nomeadamente nas áreas da Saúde, Educação e Defesa. Entre outros, em causa está o serviço que controla o transporte de doentes, o sistema que gere o financiamento do SNS, dados relativos aos exames nacionais das escolas e ainda acesso aos servidores dos três ramos das forças armadas.  

3. Covid

Portugal deixou cair as máscaras, a sublinhagem da Ómicron é cada vez mais dominante entre a população e o número de novos casos continua a acelerar. Segunda-feira foram registados cerca de 34 mil contágios. Devemos estar em alerta? A reposta é sim. Mesmo quem tenha estado infetado com covid-19 em janeiro, por esta altura deve redobrar os cuidados não só porque a imunidade entretanto já decaiu bastante, mas também porque a sublinhagem BA.5 tem a capacidade de invadir o nosso sistema imunitário contornando os poucos anticorpos que restam. Os especialistas explicam à CNN Portugal quantas vezes podemos ser reinfetados, com que frequência e quais os fatores-chave da reinfeção nesta pandemia que ainda não acabou.

4. Professores

Cerca de 110 mil alunos do ensino obrigatório não terão professor a pelo menos uma disciplina dentro de um ano. A estimativa é de Luísa Loura, diretora da base de estatísticas da Pordata e ex-diretora da Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência, que diz mesmo que daqui a três anos o problema poderá atingir 250 mil alunos, sendo que “a falta de professores se vai sentir quase exclusivamente do 7.º ao 12.º ano”.

5. Licença menstrual

Espanha aprovou a reforma da lei do aborto que inclui a baixa por doença incapacitante devido a dores menstruais, licença pré-natal a partir da 39ª semana e educação sexual obrigatória em todos os ciclos escolares. Nem todo os pontos que o Ministério da Igualdade espanhol tinha previsto estão lá mas, após dias seis de debate entre ministérios, a proposta foi aprovada. A implementação das medidas terá um custo aproximado de 104 milhões de euros.

Acontece hoje

Bucareste

O primeiro-ministro chega hoje à noite a Bucareste, encontrando-se na quinta-feira com os militares portugueses em missão da NATO na Roménia, e segue depois para a Polónia, onde na sexta-feira visita um campo de refugiados ucranianos.

 

Pedrógão

O início das alegações finais do julgamento para determinar eventuais responsabilidades criminais nos incêndios de Pedrógão Grande, em junho de 2017, está previsto para esta quarta-feira, no Tribunal Judicial de Leiria, após dois adiamentos.

 

Cultura

Mais de 300 atividades, na maioria de acesso gratuito, vão assinalar hoje o Dia Internacional dos Museus, com espetáculos de teatro, dança, concertos, oficinas, palestras, lançamento de livros pelo país.

 

"Quem paga a raspadinha"

O Conselho Económico e Social vai avançar com o estudo sobre o vício da raspadinha, assinando hoje um protocolo de cooperação com os dois responsáveis pela investigação e as quatro entidades financiadoras do projeto.

 

Protesto

Pelo menos uma centena de tratores agrícolas são esperados hoje numa marcha lenta entre a Lourinhã e Caldas da Rainha, em protesto contra os aumentos nos fatores de produção, combustíveis e energia.

""Não vamos lançar mísseis na direção da Finlândia - isso parece ridículo. O maior problema com a nossa situação militar e política é que estamos num total isolamento geopolítico. E o mundo inteiro está contra nós - mesmo que não o queiramos admitir."

Mikhail Khodarenok, analista militar e coronel aposentado russo

E finalmente

Os novos radares de controlo de velocidade de trânsito em Lisboa, 21 que substituem equipamentos antigos e 20 em novas localizações, começam a funcionar a partir de 1 de junho. Saiba neste artigo onde se encontram.

Trânsito

Novo Dia CNN

5 coisas que importam

Dê-nos 5 minutos, e iremos pô-lo a par das notícias que precisa de saber todas as manhãs.
Saiba mais