Portugal regista 34 mil casos diários de covid-19. Pandemia volta a acelerar

17 mai, 14:56
Covid-19 em Portugal. Foto: AP/Ana Brigida

Número desta segunda-feira só tinha sido ultrapassado durante a chamada quinta vaga, quando no final de janeiro existiram dias com cerca de 65 mil casos em 24 horas

Há mais de três meses que Portugal não tinha tantos casos diários de covid-19. Os novos números revelados pela Direcção-Geral da Saúde (DGS) revelam que, depois da habitual diminuição ao fim de semana, na segunda-feira os diagnósticos voltaram a crescer, chegando aos 33.939 novos casos positivos. 

Os dados das autoridades de saúde indicam, igualmente, que desde 8 de fevereiro que Portugal não contava tantos novos casos de SARS-CoV-2 e que o número agora alcançado, num único dia, só tinha sido ultrapassado durante a chamada quinta vaga, quando no final de janeiro existiram dias com cerca de 65 mil casos em 24 horas.  

Os especialistas têm salientado que esta sexta vaga está a ter consequências menos graves para a saúde, com uma menor incidência de internamentos e mortes que nas primeiras vagas da pandemia que chegou a Portugal em março de 2020. 

Os números da DGS revelam que há, contudo, uma tendência de subida da mortalidade, mesmo que longe do ritmo de aumento dos novos casos diários. 

Esta segunda-feira morreram 29 pessoas em Portugal com covid-19, depois de se terem contado 35 óbitos no domingo - o número mais alto desde 19 de fevereiro. 

Relacionados

Novo Dia CNN

5 coisas que importam

Dê-nos 5 minutos, e iremos pô-lo a par das notícias que precisa de saber todas as manhãs.
Saiba mais

Covid-19

Mais Covid-19

Patrocinados