5 coisas que importam hoje: Long-covid, Embargo, IMI, Praias e Santos Silva

Ter, 31 mai 2022

Esta terça-feira, a região de Lugansk tornou-se o centro da guerra, com os combates por Severodonetsk a intensificarem-se e depois de parte da cidade já estar controlada pelas forças russas, que avançam lentamente para o centro. Por cá, termina hoje o prazo para o pagamento do Imposto Municipal de Imóveis para cerca de quatro milhões de proprietários. Estas e outras notícias para ler esta terça-feira. Bom dia!

 

Isabel II nasceu a 21 de abril de 1926, 18 meses depois nasceu Jeannette Charles. O que têm em comum estas duas britânicas? Descubra neste artigo. [Foto: Getty images]

1. Long-covid

Ter sintomas 90 dias após de ter sido infetado com Sars-Cov2 é um indicador de que pode estar em causa o que é conhecido como long-covid, uma síndrome decorrente da doença, e que um novo estudo do Centro para o Controlo e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos acredita que afeta pelo menos 20% das pessoas. Apesar de ainda se saber pouco sobre este problema de saúde, especialistas contactados pela CNN Portugal adiantam que os vacinados parecem ser menos afetados e que a reabilitação é decisiva na recuperação. Saiba neste artigo como se diagnostica, quais os maiores riscos e como fazer tratamento da long-covid.

2. Embargo

Os chefes de Governo e de Estado da União Europeia chegaram a acordo para um embargo ao petróleo russo. Em causa estão dois terços das importações europeias à Rússia. Segundo Charles Michel, o acordo agora alcançado vai cortar "uma enorme fonte de financiamento para a máquina de guerra” russa. O presidente destacou ainda  “a unidade” no Conselho Europeu, que está hoje reunido em Bruxelas numa cimeira extraordinária, vincando ainda a “máxima pressão sobre a Rússia para acabar com a guerra”.

3. IMI

Termina hoje o prazo para o pagamento da primeira prestação ou a totalidade do Imposto Municipal sobre Imóveis para cerca de quatro milhões de proprietários. As regras de pagamento determinam que o imposto é pago de uma só vez, durante o mês de maio, quando é inferior a 100 euros, sendo o valor desdobrado em duas ou três prestações consoante supere, respetivamente, os 100 ou os 500 euros.

4. Praias

A época balnear começa oficialmente a 1 de junho e este ano foram contabilizadas 58 praias com zero poluição, em 29 concelhos do país, mais cinco praias do que em 2021. Os concelhos líderes de praias com zero poluição são Albufeira e Aljezur com cinco praias, Tavira com quatro e Alcobaça, Faro, Porto Santo, Sesimbra, Vila do Bispo e Vila do Porto (Santa Maria, Açores) com três. Saiba tudo sobre as praias sem poluição neste artigo.

5. Santos Silva

Dois meses passaram desde que o Parlamento arrancou os trabalhos desta legislatura. E faltam cerca de dois meses até às férias parlamentares, no final de julho. Desafiado pela CNN Portugal, Augusto Santos Silva arriscou-se a fazer um balanço, onde dá a sua visão institucional e pessoal daquilo que foram os pontos altos de sessenta dias de trabalho na Assembleia da República. Saiba tudo neste artigo.

Acontece hoje

Tribunal Constitucional

Os juízes do Tribunal Constitucional reúnem-se para escolher o substituto do conselheiro Pedro Machete, que terminou o mandato em outubro do ano passado.

 

Liga das Nações A

O avançado Diogo Jota deverá integrar, pela primeira vez, os trabalhos da seleção portuguesa de futebol, que prepara a estreia no Grupo 2, diante da Espanha, na quinta-feira, em Sevilha.

 

Bruxelas

A reunião de chefes de Estado e de Governo dos Estados-membros da União Europeia, presidida por Charles Michel, presidente do Conselho Europeu, termina hoje.

 

Roland Garros

Esta terça-feira é marcada pelo duelo entre Novak Djokovic e Rafael Nadal em Roland Garros. A partida do torneio francês está marcada para as 19:45.

 

Sentença

Está prevista para esta terça-feira a deliberação do júri no caso de difamação movido por Johnny Depp contra a ex-mulher, Amber Heard.

"No nosso país falam mais alto os lucros das petrolíferas"

Bernardino Soares, comentador CNN Portugal

E finalmente

O Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, foi considerado o pior aeroporto do mundo. A empresa alemã AirHelp, que se apresenta como o "maior defensor mundial dos direitos dos passageiros aéreos", mediu três parâmetros: atrasos nas partidas e chegadas dos voos, qualidade do serviço, e comida e lojas disponíveis no espaço. Mas, o aeroporto da capital não é o único aeroporto nacional a figurar a lista. Conheça a classificação neste artigo.

Aeroporto de Lisboa

Novo Dia CNN

5 coisas que importam

Dê-nos 5 minutos, e iremos pô-lo a par das notícias que precisa de saber todas as manhãs.
Saiba mais