5 coisas que importam hoje: Bucha, Gás, Elon Musk, Terapia da Fala e Garcia de Orta

Qua, 27 abr 2022

A Rússia tenta negar responsabilidades, mas a descoberta de corpos em Bucha continua a chocar o mundo. Esta madrugada, novas imagens divulgadas em exclusivo pela CNN Internacional mostram cadáveres espalhados pelas ruas da cidade durante a ocupação russa. Por cá, o Hospital Garcia de Orta continua sob ataque informático e pede aos utentes que só se desloquem à unidade de saúde em casos de urgência. Estas e outras notícias para ler esta quarta-feira. Bom dia!

 

O jogo solidário entre o Borussia Dortmund-Dínamo Kiev, integrado numa digressão pela paz que a equipa ucraniana está a fazer pela Europa, juntou 35 mil pessoas no Signal Iduna Park (casa da equipa alemã) na terça-feira à noite e 400 mil euros para apoiar as vítimas da guerra na Ucrânia.

1. Bucha

Na madrugada desta quarta-feira foram divulgadas, em exclusivo, novas imagens de drone pela CNN Internacional que confirmam a existência de cadáveres espalhados nas ruas de Bucha durante a ocupação russa da cidade. As imagens agora divulgadas vão ser usadas, tal como as fotos da Maxar já divulgadas, como provas pelas autoridades ucranianas para uma acusação de crimes de guerra contra as forças russas.

2. Gás

A Rússia anunciou que, a partir da manhã desta quarta-feira, deixará de fornecer gás à Polónia e à Bulgária, naquela que é uma resposta direta aos apoios dados pelos dois países à Ucrânia e também ao facto de se terem recusado a pagar o gás russo em rublos. O impacto irá ser notado um pouco por toda a Europa com a continuação do aumento do preço do gás natural. Este pode ser o momento para a Europa antecipar medidas e Portugal pode fazer parte da solução. Saiba como neste artigo.

3. Elon Musk

Elon Musk fez uma proposta para comprar o Twitter e quer fazer dele uma rede social totalmente livre, sem restrições de imagem ou de linguagem. Como vão reagir os utilizadores? A ideia foi acolhida de formas diferentes, o que está já a criar um alvoroço, com muitos utilizadores a ameaçarem sair da rede social e a procurarem opções similares fora do Twitter

4. Terapia da Fala

Há cada vez mais crianças a precisar de terapia da fala e há quem aponte o dedo às máscaras como causa, mas também quem diga que este não é só este o problema. O aumento da procura na área da terapia da fala supera os 200% e, em declarações à CNN Portugal, especialistas consideram que é preciso agir rápido para evitar problemas graves no futuro. Incluindo nas escolas. 

5. Garcia de Orta

O Hospital Garcia de Orta, em Almada, foi alvo de um ataque informático esta terça-feira, que deixou o sistema hospitalar desta unidade em baixo. Cirurgias, exames e consultas externas foram canceladas e o hospital pede aos utentes que apenas se dirijam àquela unidade hospitalar em caso de urgência, uma vez que a situação ainda não está resolvida.

Acontece hoje

SEF

A proposta do Governo que adia a extinção do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras para quando estiver criada a Agência Portuguesa para as Migrações e Asilo, ainda sem data, vai ser debatida na Assembleia da República.

 

Estoril Open

O único tenista português ainda em prova no quadro de singulares do Estoril Open, Nuno Borges, mede forças hoje com o norte-americano Frances Tiafoe, quinto cabeça de série, na segunda ronda do torneio. O jogo tem transmissão no site da CNN Portugal.

 

Manifestação

A associação Habita promove hoje um protesto contra os "despejos violentos promovidos pela Câmara Municipal de Lisboa" na semana passada no bairro Carlos Botelho, nos Olaias. O protesto está agendado para as 17:00 em frente aos Paços do Concelho.

 

Justiça

O Tribunal de Espinho profere a sentença de 22 arguidos, acusados de tráfico de droga, nomeadamente haxixe, cocaína e heroína, nas zonas de Gaia, no distrito do Porto, e de Espinho e Feira, no distrito de Aveiro.

 

CES

O candidato a presidente do Conselho Económico e Social, o socialista Francisco de Assis, tem hoje uma audição parlamentar conjunta da Comissão de Trabalho, Segurança Social e Inclusão e da Comissão de Economia, Obras Públicas, Planeamento e Habitação.

“Conceder natureza urgente ao processo nesta fase processual, além de constituir um elemento perturbador quanto à sua tramitação, em nada contribuiria para a sua celeridade e realização da justiça no caso concreto.”

Juiz Ivo Rosa rejeita urgência da instrução do processo BES

E finalmente

Johnny Depp e Amber Heard, que se divorciaram em 2017, voltaram à sala do tribunal na sequência do processo em que o ator exige 46 milhões de euros à ex-mulher por difamação, tendo a atriz avançado com acusação semelhante, mas exigindo 93 milhões. Nos áudios divulgados durante o julgamento, Heard chega a desafiar o agora ex-marido a contar "ao mundo" que é "uma vítima de violência doméstica". Em tribunal, Depp garante que sim, foi vítima de violência, mas justifica as mensagens em que disse que queria ver a ex-mulher morta como "humor irreverente e abstrato" retirado de um episódio de Monty Python.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Leia aqui o que foi dito e apresentado em tribunal.

Johnny Depp e Amber Heard (Evan Agostini/Invision/Associated Press)

Novo Dia CNN

5 coisas que importam

Dê-nos 5 minutos, e iremos pô-lo a par das notícias que precisa de saber todas as manhãs.
Saiba mais

Mais Lidas