Quase 4.500 enfermeiros pediram escusa de responsabilidade, mais de mil só desde o início do ano

Agência Lusa , BMA
8 fev 2022, 15:47
Hospital

Ordem dos Enfermeiros chama a atenção para "degradação dos serviços" devido à falta de profissionais. CNN Portugal deu a conhecer o caso de 101 enfermeiros do Serviço de Urgências do Hospital Santa Maria em Lisboa

Quase 4.500 enfermeiros pediram escusa de responsabilidade, mais de 1.400 dos quais desde o início do ano, devido à “degradação dos serviços” por falta de profissionais, anunciou esta terça-feira a ordem da classe.

“No total, até à presente data, a Ordem dos Enfermeiros (OE) recebeu 4.475 pedidos de escusa de responsabilidade, quando no final de dezembro havia o registo de 3.013 declarações apresentadas”, adiantou a instituição liderada pela bastonária Ana Rita Cavaco.

Em comunicado, a ordem salienta que em causa está a “degradação dos serviços, sobretudo devido à falta de enfermeiros” para responder ao número de doentes que têm de acompanhar.

Esta declaração foi disponibilizada pela OE a todos os enfermeiros para acautelar a eventual responsabilidade disciplinar, civil ou criminal desses profissionais, “face ao elevado número de doentes a seu cargo, uma vez que está demonstrado por estudos internacionais que, por cada doente a mais a cargo de um enfermeiro, a mortalidade sobe 7% nos hospitais”, avançou o comunicado.

Os dados hoje disponibilizados indicam que, no último mês, chegaram à OE novamente pedidos de escusa de responsabilidade de profissionais do Hospital de Leiria, que já ascendem a 2.185, de um total de 2.802 da região Centro, que engloba também as situações de Coimbra, Caldas da Rainha e Guarda.

“Na região Sul, com um total de 1.224 declarações de escusa, são os hospitais de Setúbal, Algarve e Amadora Sintra que enfrentam as situações mais graves, além do Santa Maria, onde já esta semana 101 enfermeiros da urgência pediram escusa de responsabilidade”, adiantou a ordem.

Este domingo, a CNN Portugal deu a conhecer o caso de 101 enfermeiros do Serviço de Urgências do Hospital Santa Maria em Lisboa, que apresentaram a carta de escusa de responsabilidade à administração daquela unidade hospitalar.

Os profissionais garantem não ter condições para prestar os devidos cuidados de saúde aos doentes, com as urgências “entupidas” com esperas de internamento.

Relacionados

Saúde

Mais Saúde

Patrocinados