"Lamento profundamente". Engano de padre leva ao anulamento de milhares de batizados

CNN , Chuck Johnston e Steve Almasy
19 fev 2022, 16:00
Padre Andres Arango (Thomas Hawthorne/The Republic/USA Today Network)

Erro numa palavra fez toda a diferença. Padre Andres Arango dizia "batizamos-te" em vez de "batizo-te em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo"

Um padre católico renunciou ao sacerdócio após uma investigação da Igreja ter concluído que batizou pessoas indevidamente, ao longo dos seus mais de 20 anos de sacerdócio, de acordo com o Bispo Thomas Olmsted da Diocese de Phoenix.

O padre Andres Arango, que celebrou milhares de batismos, dizia: "Batizamos-te em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo". No entanto, Olmsted explica que, em vez de "batizamos-te”, o padre deveria dizer "batizo-te".

"O problema de dizer ‘nós’ é que não é a comunidade que batiza a pessoa, mas sim Cristo, que preside a todos os sacramentos. Portanto, quem batiza é Jesus Cristo", escreveu Olmsted numa mensagem aos paroquianos publicada no mês passado.

O erro também implica que, como o batismo é o primeiro dos sacramentos, algumas pessoas terão de repetir outros sacramentos, de acordo com as perguntas mais frequentes da página web da diocese. A CNN procurou falar com a diocese para comentar os outros sacramentos.

Arango renunciou ao sacerdócio da paróquia de St. Gregory em Phoenix, a partir de 1 de fevereiro.

"Entristece-me saber que celebrei batizasmos inválidos, no exercício do meu sacerdócio, ao usar uma fórmula incorreta. Lamento profundamente o meu erro e a forma como isso afetou várias pessoas da paróquia e arredores", escreveu Arango na sua própria mensagem no site.

Segundo Olmsted, em 2020, a Congregação do Vaticano para a Doutrina da Fé afirmou que quando um batismo é celebrado com a palavra "batizamos-te..." ele é inválido e essa pessoa tem de ser batizada novamente.

A diocese criou um site para quem acredita que o seu batismo foi inválido. Segundo a diocese, os batizados que Arango celebrou após 17 de junho de 2021 são considerados válidos.

De acordo com Katie Burke, porta-voz da diocese, já foram celebrados alguns novos batizados.

Arango iniciou o seu sacerdócio no Brasil, em 1995. Continuará a ser padre e dedicará toda a sua energia e tempo a ajudar aqueles cujos batismos foram considerados inválidos.

Para Olmsted, Andres nunca quis prejudicar nenhum os paroquianos.

"Lamento sinceramente que este erro tenha trazido transtornos às vidas de vários fiéis. Por isso, comprometo-me a fazer tudo o que seja necessário para remediar a situação de todos aqueles que foram perjudicados", afirmou Olmsted.

De acordo com a Conferência dos Bispos Católicos dos Estados Unidos, há sete sacramentos na Igreja Católica: batismo, confirmação (ou crisma), eucaristia, reconciliação (ou penitência), unção dos enfermos, matrimónio e ordem.

"Através dos Sacramentos, Deus partilha a sua santidade connosco para que nós possamos tornar o mundo mais sagrado", afirma a Conferência no seu site.

Relacionados

E.U.A.

Mais E.U.A.

Mais Lidas

Patrocinados