Taça Hugo dos Santos: FC Porto dobra Oliveirense e alcança final

4 mai, 18:14
Basquetebol: FC Porto-Oliveirense (DR)

Derradeiro quarto foi crucial para a vitória dos dragões. Está encontrado o primeiro finalista

O FC Porto é o primeiro finalista da Taça Hugo dos Santos. Na tarde deste sábado, e depois de eliminarem a Ovarense, os dragões venceram a Oliveirense, em Gondomar, por 62-71.

A partida arrancou com a Oliveirense por cima, face a uma defesa bem organizada. À boleia de Justin Gordon, os comandados de João Figueiredo arrecadaram o primeiro quarto (13-12).

Na resposta, os dragões cresceram, desmontando a defesa «homem a homem» do adversário e aquecendo os motores no lançamento exterior. Como tal, a turma de Fernando Sá trabalhou pela reviravolta e estendeu a vantagem até aos nove pontos.

Até ao intervalo, Miguel Queiroz (8 pontos e 4 ressaltos) e Cat Barber (7 pontos e 3 assistências) conservaram a diferença no marcador (12-20). Portanto, aquando do recolher aos balneários, os portistas lideravam por 25-34.

No regresso, os portistas estenderam a vantagem até aos 11 pontos. Todavia, a resposta da Oliveirense foi implacável, animando as bancadas. Os unionistas retomaram a mó de cima e reduziram para a diferença de um ponto.

Assim, arrecadaram o parcial (25-15) e adiaram as decisões para o derradeiro quarto (50-47).

 

De parada e resposta, o FC Porto descolou na frente a cinco minutos da buzina final. Enquanto a vantagem dos dragões crescia, a Oliveirense foi ineficaz nos lançamentos de três pontos e viu Wesley Washpun – a estrela da companhia – ser excluído, com cinco faltas.

No melhor quarto da turma de Fernando Sá (12-24), os últimos minutos serviram para neutralizar os adversários e poupar energias para a final. Aquando da buzina que encerrou a meia-final, o marcador anotava 62-71.

 

Entre os dragões, Cat Barber (21 pontos, 6 ressaltos, 5 assistências e 3 roubos de bola), Tanner Omlid (14 pontos, 5 ressaltos e 2 assistências) e Melvin (7 pontos, 13 ressaltos e 3 assistências) foram os principais destaques. Menção honrosa para o capitão Miguel Queiroz, o melhor entre os portugueses, com oito pontos e sete ressaltos.

Na Oliveirense, Justin Gordon (14 pontos e 7 ressaltos), Darius Carter (15 pontos, 10 ressaltos, 1 assistência e 2 bloqueios) e Wesley Washpun (12 pontos, 7 ressaltos e 4 assistências) foram os mais inconformados. Menção honrosa para o capitão André Bessa, também o melhor entre atleta nacionais, com 11 pontos.

Ora o FC Porto aguarda pela companhia de Benfica ou Sporting (18h). A final da Taça Hugo dos Santos está agendada para as 16h30 deste domingo, de novo em Gondomar.

Os dragões procuram o segundo troféu da época, depois da Taça de Portugal, e repetir uma conquista que não acontece desde 2021. Seria a quinta Taça Hugo dos Santos.

Relacionados

Patrocinados