Incêndios nos arredores de Atenas obrigam a ordens de evacuação

Agência Lusa , FG
17 jul 2023, 18:45
 Incêndio Attica, Grécia (Dimitris Lampropoulos/Anadolu Agency via Getty Images

Cerca de 1.200 crianças foram retiradas de colónias de férias ameaçadas pelos incêndios perto da estação balnear de Loutrak, cerca de 80 quilómetros a oeste da capital grega, anunciou o presidente da câmara municipal, Giorgos Gkionis

Os bombeiros gregos estão a combater diversos incêndios florestais declarados entre 40 a 80 quilómetros a oeste de Atenas, e quando as autoridades deram ordens de retirada nalgumas zonas balneares e anunciaram a destruição de diversas habitações.

Cerca de 1.200 crianças foram retiradas de colónias de férias ameaçadas pelos incêndios perto da estação balnear de Loutraki, cerca de 80 quilómetros a oeste da capital grega, anunciou o presidente da câmara municipal, Giorgos Gkionis.

Em paralelo, um porta-voz dos bombeiros indicou que um homem suspeito de ter ateado um incêndio florestal cerca de 50 quilómetros a leste de Atenas foi detido pela polícia.

“A polícia deteve um estrangeiro que estará na origem do incêndio de Kouvaras”, precisou o porta-voz sem fornecer a nacionalidade desta pessoa, e quando prossegue o combate às chamas, atiçadas por ventos fortes.

“O incêndio [na região de Kouvaras] é difícil, os ventos são muito fortes, até 50 a 60 quilómetros por hora”, indicou o porta-voz Yannis Artopios, e quando a Grécia regista desde quinta-feira uma vaga de calor com temperaturas de mais de 44 graus no centro do país.

Sete aviões cisterna, quatro helicópteros e 150 bombeiros, para além de uma equipa de 31 bombeiros romenos, estavam mobilizados no combate a duas frentes deste fogo, que alastrou para perto das zonas balneares de Lagonissi, Anavyssos e Saronida, onde se encontram muitas habitações secundárias.

Diversas casas já foram consumidas nesta zona, e um centro equestre e um mosteiro foram evacuados, segundo imagens transmitidas pela televisão pública ERT.

Perto do istmo de Coríntio também estava em curso um incêndio, com a autoestrada que liga Atenas a Coríntio encerrada como medida de precaução, indicou a agência noticiosa ANA.

Uma terceira frente foi declarada ao início da tarde desta segunda-feira numa zona florestal da Beócia, cerca de 50 quilómetros a nordeste de Atenas. Segundo os bombeiros, 31 pessoas e dez veículos foram enviados para esse local.

À semelhança de parte da Europa, a Grécia registou este fim de semana uma intensa vaga de calor, com as temperaturas a ultrapassarem os 44 graus Celsius na região de Tebas (centro), indicou o Observatório nacional de Atenas.

As previsões indicam uma ligeira descida das temperaturas máximas até quarta-feira, mas a partir de quinta-feira esperam-se máximas a rondar os 43 graus em várias regiões, segundo indicou o serviço meteorológico nacional EMY.

“Encontramo-nos em pleno período de luta contra os incêndios e as condições esperadas são particularmente difíceis, favorecendo os incêndios florestais”, advertiu Yannis Artopios.

Relacionados

Meteorologia

Mais Meteorologia

Patrocinados