Ucrânia alvo de novo ciberataque em grande escala. Bancos e ministérios afetados

23 fev 2022, 16:18
Ataque informático (Getty Image)

"Começou outro ciberataque DDoS em massa na Ucrânia", confirmou esta quarta-feira o ministro da Transição Digital, Mykhlailo Fedorov

A Ucrânia foi novamente alvo de um ataque informático. Os sites do parlamento, governo e ministério dos Negócios Estrangeiros da Ucrânia estão em baixo. Segundo fonte do governo, vários bancos do país também foram afetados.

"Começou outro ciberataque DDoS em massa na Ucrânia", confirmou esta quarta-feira o ministro da Transição Digital, Mykhlailo Fedorov, citado pela agência de notícias ucraniana Interfax. Em causa está um ataque informático DDoS, que começou às 14:00 desta quarta-feira. Será um ataque simples de executar, que inunda o site atingido com uma vasta quantidade de tráfego, sobrecarregando os servidores que o albergam. O ministro não especificou, contudo, quais os bancos afetados.

As autoridades ucranianas já tinham afirmado no início desta semana que viram alertas online que os piratas informáticos estariam a preparar ataques de larga escala a órgãos do governo, bancos e setor da defesa.

É a terceira vaga de ataques de grande dimensão no último mês. Os servidores do Ministério da Defesa da Ucrânia e dois bancos foram sobrecarregados na semana passada, num ciberataque cibernético distinto. A empresa norte-americana Netscout Systems Inc revelou, mais tarde, que o impacto tinha sido "modesto".

Relacionados

Europa

Mais Europa

Patrocinados